Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Trilha Avenida Brazil Tâmega

Figura Seta ↓ verde

Nível de dificuldade baixo

 

A avenida Brazil Tâmega tem início nas proximidades do bairro da Malota e representa o principal acesso a Rebio e o único aceso para a Base Ecológica. Dentro dos limites da Rebio, inicia-se nas coordenadas 303020E/7429991S a 900 m de altitude. A mesma dá acesso á Base Ecológica nas coordenadas 301990E/7429571S a 1050 m de altitude. A extensão total é de aproximadamente 3500 metros,  sendo 1800 metros dentro da Rebio, a largura média da avenida é de oito metros.

Oficialmente, essa avenida adentra a Rebio em um cruzamento anteriores á Base Ecológica, mas, em virtude da existência de uma porteira, o acesso é ´proibido para o público não autorizado.

Essa avenida, apesar de não pavimentada encontra-se bom estado de conservação, com exceção de alguns pontos em frente a residências onde algumas erosões danificam o leito carroçável.   Poderíamos sugerir a construção de caixas de inspeção (Britadas) como objetivo de diminuir a velocidade das águas pluviais.

Sugere-se a implantação de um Posto Avançado de Divisão Florestal quando se inicia a Revio. Tal medida teria como objetivo a coibição da entrada de público não autorizados (fiscalização, controle de acesso) além de servir como um “Ponto de referência” apontando que a partir daquele ponto, tem-se inicio uma “área protegida”. A localidade onde sugere-se a implantação de tal equipamento é de posição estratégica, privilegiada pela ótima visibilidade do entorno da Rebio.

 

« trilha anterior  ~  próxima trilha »

Reserva Biológica da Serra do Japi.

⁂ Circuitos Visitáveis dentro da Reserva.