Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Trilha da Biquinha

Figura Seta ↓ verdeNível de dificuldade baixo

Oficialmente esta estrada é um prolongamento da Av. Brazil Tâmega. No entanto, é comumente conhecida como Trilha da Biquinha a partir da porteira, (coordenadas 303157E/7429399S) a 976m de altitude. Apresenta 1800 metros de extensão, com quatro metros de largura em média. O término corresponde (não oficialmente) a casa do antigo conserveiro da ReBio, (coordenadas 301865E/7428030S) a 1100m de altitude.

Esta estrada apresenta problemas de manutenção, com desmoronamento das laterais , sulcos erosivos em diversos pontos e obstrução das manilhas de escoamento de águas de um pequeno córrego que fica sob a trilha.

Tem como atrativos principais a vista panorâmica da cidade de Jundiaí, a visão parcial da vegetação de encosta, o percurso em em meio á mata ciliar do Córrego do Chá, uma pequena corredeira de água (coordenadas 302281E/7428877S) a 1056 m de altitude, uma pequena nascendo que aflora no leito da estrada, uma bica de água não potável. Além de uma pequena nascente que flora no leito da estrada, uma bica de água não potável. Além de uma pequena cachoeira com aproximadamente três metro de altura (coordenadas 301949E/7428205S) a 1100 m e altitude, um viveiro de mudas nativas e um pequeno chalé de madeira.

Esta trilha possui potencia para a implementação de programas de Educação Ambiental voltados a crianças de Ensino Fundamental em virtude do baixo grau de dificuldade e sobretudo pelos atrativos ambientais estarem em virtude do baixo grau de dificuldade e, sobretudo atrativos ambientais estarem estrategicamente localizados próximos á Base Ecológica (Fácil acesso, inclusive veículos para fiscalização e prestação de socorros). A trilha conta com edificações que poderiam ser adaptadas e usadas como apoio aos visitantes (espaços receptivos e sanitários). As atrações desta trilha poderiam ser vistas em um período de aproximadamente três a quatro horas.

Sugere-se a implantação de um mirante no local, com deck de madeira, de onde se pode avistar a cidade de Jundiaí, instalação de bancos ao redor do chalé, além de adequar os acessos á cascatinha e á cachoeira lindeira a trilha.

 extensão até a casa do conserveiro

próxima trilha »

Reserva Biológica da Serra do Japi.

⁂ Circuitos Visitáveis dentro da Reserva.