Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Trilha das Jabuticabeiras

Figura Seta ↑ vermelha

Nível de dificuldade alto

Esta trilha tem inicio na Estrada Municipal da TV Cultura, (coordenadas 233604E/7426069S) a 1122m de altitude, com extensão de 3500 metros e largura média de quatro metros, com término na bifurcação com a Trilha do Trial e Trilha das Hortências (coordenadas 299047E/7428494S) a 1000m de altitude. Recebeu essa denominação em virtude da ocorrência de jabuticabeiras silvestres em determinados pontos desta trilha.

Nela passa a rede elétrica que abastece o loteamento Serra da Ermida além de ser utilizada pela Divisão Florestal para fiscalização. Atualmente é o único caminho possível entre o Posto Avançad 1 e o Posto Avançado 11 da Guarda Municipal via condomínio de antigos postes de madeira por concreto e também das estradas e trilhas da Serra do Japi.

Essa trilha apresenta vários atributos paisagísticos, como por exemplo, a proximidade das nascentes do Córrego do Padre Simplício, a mata ciliar e a Cachoeira das Jabuticabeiras (coordenadas 298860E/7428501S) a 1008m. Essa trilha percorre o ponto dentro da Rebi mais próxima da área intangível do Ribeirão das Pedras. Sugere-se que esta área fique permanente fechada, o que não ocorre, devido á falta de fiscalização e porteira no inicio da trilha, facilitando a entrada de pessoas e veículos sem autorização.

 

« trilha anterior  ~  próxima trilha »

⁂ Reserva Biológica da Serra do Japi.

⁂ Circuitos Visitáveis dentro da Reserva.