Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Trilha do Córrego dos Morcegos

 

Figura Seta → laranjaNível de dificuldade médio

Trilha localizada dentro da área pública conhecida como Clube dos Passarinheiros, com inicio na porteira desse clube (coordenadas 303077E/7429432S) a 870m de altitude, com largura variando de um a três metros e com 950 metros de extensão, finalizando nas proximidades do mirante de granito da Trilha da Pedreira (coordenadas 303317E/7428532S) a 1031 m de altitude. Atualmente a trilha encontra-se abandonada e é, eventualmente, utilizada por sócios do referido clube. É  sabido que existe interesses por parte da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do município em utilizá-la para visitação pública , pois , trata-se de uma excelente opção tanto para a escolas, como para grupos de visitantes, além de infra-estrutura e do fácil acesso tanto para automóveis, e até mesmo para ônibus.

Atualmente a trilha encontra-se abandonada e é, eventualmente, utilizada por sócios do referido clube. E sabido que existe interesse por parte da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do município em utiliza-la para visitação pública, pois, trata-se de uma excelente opção tanto para escolar , como para grupos de visitantes acompanhados de monitores. Possui atributos paisagísticos e arqueológicos interessantes, além de infra-estrutura e do fácil acesso tanto para automóveis, e até mesmo para ônibus.

Figura Morcego 1, animadoDestaca-se a Cachoeira dos Quais , corredeiras do Córrego do Chá, lago, jabuticabeiras centenárias, trilha margeando o córrego do Morcego, com floresta Mesófila Semidecídua, mirante com matações de granito que possibilita avistar a zona Norte do município de Jundiaí e arredores da Rebio. Os atrativos arqueológicos precisariam ser melhores estudados, porque há informações sobre a existência de antigos fornos e restos de alicerce de antigas fazendas ou paradas, Há opção também de aumentar o percurso dessa trilha para grupos que agreguem por volta de dez pessoas, utilizando a volta desse circuito pela trilha da Pedreira, Trilha da Biquinha e Av. Brazil Tâmega até a porteira do clube mo sentido inverso oa descrito, totalizando mais de seis quilômetros de extensão.

Quanto á infra-estrutura existente na área, seria importante adequar a acessibilidade a esses locais para deficientes físicos e visuais, adaptando os sanitários, o galpão e as pequenas trilhas no entrono, de modo que permitissem a essas pessoas usufruírem desse importante espaço que futuramente poderá se tornar um Centro de Educação Ambiental. Sugere-se a utilização destes espaços para meios de informações sobre a Serra do Japi e receber informações quanto a prática de educação ambiental. Acredita-se que essas ações, não sobrecarregariam a demanda de escolas e visitantes na Base Ecológica, sem desobrigá-las das funções de acolher e informar os visitantes que utilizariam as Trilhas da Biquinha, Mirante, das Hortênsias e do Paraíso.

 

« trilha anterior  ~  próxima trilha »

Reserva Biológica da Serra do Japi.

⁂ Circuitos Visitáveis dentro da Reserva.