Trilhas para Educação Ambiental
“Escale montanhas não para que o mundo possa vê-lo,
mas para que você possa ver o mundo…” (A.D.)
Circuito Base Ecológica – Biquinha
Limite de visitantes: 15
(é utilizada somente para escolas)
3 Km de ida e volta
1 hora de percurso aproximadamente
confira as fotos deste percurso
Esta trilha apresenta baixo grau de dificuldade, pois seus atrativos estão situados próximos à Base Ecológica, local de apoio à visita monitorada. Possuindo, em média, 1,5 mil metros de extensão, presença de fauna, vegetação de encosta, pequena cascata, uma pequena nascente que aflora no leito da estrada e uma bica de água não potável, atributo responsável pelo nome da Trilha.
Recomendada para crianças acompanhadas dos pais ou responsável e idosos em condições favoráveis para caminhada.
Circuito Base Ecológica – Casa do Conserveiro
Limite de visitantes: 15
Nível de dificuldade baixo
3,2 km de ida e volta
2 horas de percurso aproximadamente
confira as fotos deste percurso
Esta trilha apresenta baixo grau de dificuldade, pois seus atrativos estão situados nas proximidades da Base Ecológica. Possuindo, aproximadamente, 1,6 km de extensão, é possível apreciar a vegetação dos lajedos rochosos. Após a passagem pela bica de água não potável, o trajeto continua numa subida íngreme rumo à Casa do Conserveiro, hoje utilizada como apoio às atividades de educação ambiental.
Recomendada para crianças acompanhadas dos pais e ou responsável, visitantes acima de 14 anos, também acompanhados do responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada.
Circuito Base Ecológica – Mirante
Limite de visitantes: 15
(no momento esta trilha não está disponível para visitação)
Nível de dificuldade médio
6 km de ida e volta
3 horas de percurso aproximadamente
confira as fotos deste percurso
Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade principalmente por apresentar duas subidas íngremes após passagem pela bica de água não potável, atributo presente na trilha, até o término do circuito. Possuindo, aproximadamente, 3 km de extensão pode-se observar a mudança da vegetação Estacional Semidecídua para a Estacional Semidecídua de Altitude. Ao final da trilha, a 1.185 metros de altitude, é possível ter uma pequena visão panorâmica da cidade e da região. No local, encontra-se um Mirante/Observatório Astronômico Kiko de Matheo, hoje em desuso, construído na década de 80 para avistar o Cometa Halley.
Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com subida e descida acentuada.
Circuito Base Ecológica – Paraíso
Limite de visitantes: 15
(no momento esta trilha não está disponível para visitação e não é utilizada para escolas)
Nível de dificuldade médio
9,4 km de ida e volta
5 horas de percurso aproximadamente
confira as fotos deste percurso
Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade, e é conhecida como Trilha do Paraíso em virtude da cachoeira de mesmo nome ser um atributo presente em seu trajeto. Possuindo, aproximadamente, 4,7 km de extensão esse circuito apresenta vários atributos paisagísticos evidenciando sua alta biodiversidade.
Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com maior extensão.
Circuito Base Ecológica – Córrego dos Morcegos
Limite de visitantes: 10
(não é utilizada para escolas)
Nível de dificuldade médio
8,4 Km de ida e volta
7 horas de percurso aproximadamente
confira as fotos deste percurso
Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade. Possuindo, aproximadamente, 4,2 km de extensão, o visitante segue em trilha mais fechada e úmida margeando o Córrego dos Morcegos e finaliza em uma área com a presença de várias jabuticabeiras.
Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada de maior extensão e com subida e descida acentuada.
Circuito Base Ecológica – Marco Geodésico
Limite de visitantes: 08
(não é utilizada para escolas)
4 km de ida e volta
4 horas de percurso aproximadamente
confira as fotos deste percurso
Esta trilha apresenta alto grau de dificuldade, neste percurso nota-se a transição da floresta Estacional Semidecídua para Estacional Semidecídua de Altitude (vegetação característica de altitude). Possuindo, aproximadamente, 2 km de extensão é possível avistar os morros florestados da face leste da Serra do Japi, das zonas norte, sul e leste de Jundiaí, os limites do Pico do Jaraguá, a Serra dos Cristais e a Serra do Mursa, além da Serra da Cantareira da região de Atibaia, da Serra da Mantiqueira da região de Itatiba e finaliza no Marco Geodésico do IBGE, 1.180 metros de altitude.
Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com subida e descida muito acentuada.
Circuito Base Ecológica – Jabuticabeiras
Limite de visitantes: 15
(no momento esta trilha não está disponível para visitação e não é utilizada para escolas)
Nível de dificuldade alto
16 km de ida e volta
8 horas de percurso aproximadamente
confira as fotos deste percurso
Esta trilha apresenta alto grau de dificuldade, com uma extensão de, aproximadamente, 8 km apresenta vários atributos paisagísticos como a Cachoeira das Jabuticabeiras. Esta trilha percorre o ponto dentro da Reserva Biológica mais próximo da sua zona intangível (zona com mais alto grau de preservação e de uso restrito).
Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada de maior extensão.
voltar à descrição do Programa ↺