Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Teses

nível Mestrado e Doutorado

1- ALMEIDA, F.F.M. de (1964). Fundamentos geológicos do relevo paulista. Série Teses e Monografias 14, Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

2- SILVA RODRIGUES, W. (1983). Polinização e Dispersão de Cereus peruvianus Miller (Cactaceae) na Serra do Japi, Estado de São Paulo. Tese de Mestrado, Curso de Pós Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Marlies Sazima.

3- SANTORO, E. (1984). Geologia da Folha Cabreúva, São Paulo. Dissertação de Mestrado. IG/USP.

4- MARINHO FILHO, J. S. (1985). Padrões da Atividade e Utilização de Recursos Alimentares por Seis Espécies de Morcegos Filostomídeos na Serra do Japi, Jundiaí/SP. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Biologia em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Ivan Sazima.

5- RODRIGUES, R. R. (1986). Levantamento Florístico e Fitossociológico das Matas da Serra do Japi, Jundiaí/SP. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alfredo Joly.

6- MORELLATO, L. P. C. (1987). Padrões Sazonais e Evolução do Uso de Plantas Hospedeiras de Larvas por Herliconius erato phyllis (L.) (Lepidóptera, Nymphalidae) na Serra do Japi, São Paulo. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Hemogenes de Freitas Filho.

7- ANDRADE, G. V.(1987). Reprodução e vida larvária de anuros (Amphibia) em poça de área aberta na Serra do Japi, estado de São Paulo. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Adão Jose Cardoso.

8- TRIGO, J. R. (1988). Ecologia química na interação Ithomiinae (Lepdoptera: Nymphalidae)/Echitoideae (Angiospermae: Apocynaceae. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Keith Spalding Brown Jr.

9- ANDRADE, C.F.S. (1989). Ecologia de Supressão de Populações de Culicídeos e Simulídeos. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Ecologia, Instituto de Biologia / UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Mohamed E. M. Habib.

10- DEL CLARO, K. (1991). Polimorfismo Mimético de Scaphura nigra Thumberg, 1824 (Tettigoniidae: Phaneropterinae). Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

11- MARQUES, E. S. A. (1991) História Natural e Comportamento Social de Anelosimus jabaquara e Anelosimus dubiosos (Aranae: Threridiidae). Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

12- HADDAD, C. F. B. (1991). Ecologia Reprodutiva de uma Comunidade de Anfíbios Anuros da Serra do Japi, Sudeste do Brasil. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Adão José Cardoso.

13- MEDEIROS, L. (1991). Aspectos da Interação entre Espécies de Chrysomelinae (Coleoptera: Chrysomelidae) e Plantas da Família Solanaceae na Serra do Japi, Jundiaí, SP. Tese de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

14- LOPES, F. S. (1991). Padrões Sazonais de Evolução do Uso de Plantas Hospedeiras de Larvas por Herliconius erato phyllis (L.) (Lpidoptera, Nymphalidae) na Serra do Japi, São Paulo. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

15- CASTELLO BRANCO JR., A. (1991). “Estudos Ecológicos e Patológicos da infecção por Polidispyrenis simulii (Microspora; Pleistophoridae) em uma Comunidade de Simulídeos”. Tese de Mestrado. Curso: Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Ecologia, Instituto de Biologia / UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade.

16- CARVALHO JR., M. C. (1992). Ecologia de Forrageamento de Micrathena nigrichelis, Uma Aranha Neotropical. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

17- RAMIRES, E. N. (1993). Forrageamento de Aranha de Teia Obicular: Influência do Tamanho da Presa e Local de Contato na Teia. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

18- SILVA, A. G. (1994). Biologia Vegetal. Tese de Mestrado. FAFABES – UNICAMP

19- FRIEIRO COSTA, F. A. (1995). Biologia de Populações e Etologia de Omaspides tricolorata (Boheman, 1854) (Coleoptera: Chrysomelidae: Cassidinae) na Serra do Japi – Jundiaí – SP. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

20- SORDI, S. J. (1996). Ecologia de Populações da Aranha Porrimosa lagotis (Lycosidae) nas Reservas Mata Santa Genebra, Campinas (SP) e Serra do Japi, Jundiaí (SP). Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

21- QUEIROZ, J. M. (1996). Interações Tritróficas de Insetos e Plantas: Efeitos do Tamanho de Manchas de Hyptis suaveolens Poit (Lamiaceae) e da Complexidade Ambiental sobre Agromizídeos Minadores de Folhas e seus Parasitóides. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Maria Alice Garcia.

22- ALMEIDA, A. M. (1997). Padrões de co-ocorrência em insetos endófagos associados a capítulos de Trichogoniopsis adenantha (DC) (Asteraceae). Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Thomas Michael Lewinsohn.

23- LIMA, J. R. (1997). Interação de Aranhas com Trichogoniopsis adenantha (DC) (Asteraceae). Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

24- BARROS de MORAIS, A. B. (1997). Interações Tritróficas no Sistema Aristolochia arcuata (Aristolochiaceae), Battus polydamas (Lepidóptera: Papilionidae: Troidini), e alguns de seus inimigos naturais. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Trigo.

25- GAONA, J. C. (1997). “Estudo da Resistência a Organofosforados em Simulium pertinax (Diptera, Simuliidae) pela Análise dos Cromossomos Politênicos”. Tese de Mestrado. Curso: Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Biologia Celular, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade.

26- OKAMOTO, J. M. (1998). Ecofisiologia da germinação e do metabolismo respiratório d quatro espécies do genero Inga Mill. (Mimosaceae) submetidas a hipoxia e anoxia. Tese de Mestrado. Curso: Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alfredo Joly.

27- STEHMANN, J. R. (1999). Estudos taxonômicos na tribo Nicotianeae G. Don (Solanaeceae): revisão de Petunia Jussieu, das espécies brasileiras de Calibrachoa La Llave & Lexarza e o estabelecimento do novo gênero Petuniopsis Stehmann & Semir. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências da Área de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João semir.

28- GINARTE, C. A. (1999). “Avaliação de Nematódeos Mermitídeos para o Controle Biológico de Simulídeos”. Tese de Mestrado, Curso: Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Parasitologia, Instituto de Biologia, UNICAMP.  Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade.

29- GONZAGA, M. de O. (1999). Comportamento predatório, dispersão e reprodução em colônias de Anelosimus jabaquara, Levi 1956 (Aranae: Theridiidae) na Serra do Japi, Jundiaí, SP. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

30- JESUS, N. (1999). Caracterização ambiental da Serra do Japi com ênfase em recuperação da área mineraria na microbacida do Rio Das Pedras. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Geociências – Área de Concentração em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências exatas, Universidade Estadual Paulista – Unesp – Rio Claro. Orientador: Prof. Dr. Felisberto Cavalheiro.

31- TAVARES, M. C. H. (1999). Sucessão faunística de população de insetos associados à decomposição de carcaças de suínos expostos em diferentes altitudes e regiões pluviométricas na Reserva Florestal da Serra do Japi, Jundiaí/SP. Tese de Doutorado. UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Arício Xavier Linhares

32- NEVES, F. F. D’EÇA (1999). Comparação de métodos de amostragem e avaliação em duas áreas de mata da Serra do Japi, Jundiaí/SP. Tese de Doutorado. UNESP. Orientadora: Profa. Dra. Leonor Patrícia C. Morellato.

33- SCHWARTZ, G. (1999). Avaliação de níveis de predação e eficiência de estratégias anti-predação em larvas de lepidóptera (insecta), com a utilização de modelos artificiais. Tese de Mestrado. Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Woodruff Whitman Benson.

34- SÁ, F. N. (1999). Influência com Plantas Hospedeiras (Asteraceae) e Inimigos Naturais na Abundância de Três Espécies de Cassidinae (Coleoptera: Chrysomelidae) na Serra do Japi, Jundiaí-SP. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

35- PANSARIN, E. R. (2000). Biologia Reprodutiva e Morfologia Floral de Espécies de ORCHIDACEAE em Diferentes Ambientes no Estado de São Paulo. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador:  Profa. Dra. Maria do Carmo E. do Amaral.

36- MEDEIROS, H. F. (2000). Assembléias de espécies de Drosophila (Díptera; Drosophilidae) e efeitos de cursos d’água sobre suas distribuições em duas matas de São Paulo. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Louis Bernard Klaczko.

37- LEITE, E. C. (2000). A vegetação de uma Reserva Biológica Municipal: contribuição ao manejo e à conservação da Serra do Japi, Jundiaí/SP. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em biologia vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Monteiro.

38- NOGUEIRA PINTO, Y. Y. A. (2000). . Herbivoria em Erechtites valerianaefolia DC. (ASTERACEAE): Preferência de Ataque dos Herbívoros e Respostas Compensatórias da Planta. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

39- SILVA, K. L. (2000). Alcalóides pirrolizidínicos utilizados na defesa química em insetos contra predadores vertebrados e invertebrados. Tese de Mestrado. Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Trigo.

40- RAMOS, J. Z. P. (2001). Ecologia e biologia reprodutiva de duas espécies simpráticas do gênero Apalstodiscus na Serra do Japi, Município de Jundiaí-SP. Pp91. Tese de Mestrado Unesp- Rio Claro. Orientador: Prof. Dr. Célio F.B. Haddad & Profa. Dra. Cynthia P.A. Prado.

41- HERNÁNDEZ, M. I. M. (2001) Morfometria de besouros escarabaeídeos (Coleoptera: Scarabaeidae) de uma comunidade de Floresta Atlântica. Tese de Doutorado em Ciências Biológicas (Área de Zoologia), instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Unesp – Rio Claro. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Furtado dos Reis.

42- PORTUGAL, A. H. A. (2001). Defesa química em larvas da borboleta Mechanitis polymnia (Nymphalidae: Ithomiinae). Tese de Mestrado. Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Trigo.

43- ALBUQUERQUE, L. B. (2001). Polinização e Dispersão de Sementes em Solanáceas Neotropicais. Teste de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

44- ROMERO, G. Q. (2001). “Estudo Experimental da Associação de Ruminioides argenteus (Araneae, Thomisidae) em Trichogoniopsis adenantha (DC) (Asteraceae)”. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

45- QUEIROZ, J. M. (2001). Interações entre Formigas e Aleurothrixus aepim (Homóptera: Aleyrodidae) e seus Efeitos sobre Insetos Desfolhadores em Croton (Euphorbiaceae). Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio Oliveira.

46- SEIKE, S. H. (2002). Ecologia da Interação entre Formigas Invasoras e Moscas Parasitóides. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Woodruff Whitman Benson.

47- ANDRADE, T. M. (2002). Caracterização Fitossociológica em uma microbacia hidrográfica experimental na Serra do Japi. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação, Engenharia Agrícola na área de concentração em Água e Solo, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Teixeira Filho

48- SCARABELLO FILHO, S. (2002). ALÉM DOS CONFLITOS A Participação Pública na Construção do Cenário Futuro Estudo de caso : Áreas da Serra do Japi – Jundiaí/SP. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação da
Faculdade de Engenharia Civil, na área de concentração em Saneamento e Ambiente, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Rozely Ferreira dos Santos

49- PAULINO NETO, H. F. (2003). Cerambicídeos Associados a Melastomatáceas: Biologia e Padrão de Utilização das Plantas Hospedeiras, Serra do Japi, Jundiaí-SP. Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

50- TAVARES, M. C. H. (2003). Sucessão Faunística de Populações de Insetos Associados à Decomposição de Carcaças de Suínos Expostas em diferentes altitudes e Condições Pluviométricas na Reserva Florestal da Serra do Japi, Jundiaí-SP. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Parasitologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Arício Xavier Linhares.

51- ALVES, M. N. (2003). Alocação de alcalóides tropânicos em Brugmansia suaveolens (Solanaceae). Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Trigo.

52- JESUS, N. (2003). Inter-relação entre geologia/relevo/solo/vegetação e atuação dos processos morfodinamicos da unidade de paisagem Serra do Japi: uma contribuição à conservação. Tese de Doutorado, Curso de pós-graduação em Geociências – Área de Concentração em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista UNESP, Rio Claro. Prof. Orientador: Prof. Dr. Vicente José Fulfaro.

53- SÁ, F. N. (2004). Defesas de larvas de Plagiometriona flavescens e Stolas areolata (Coleoptera: Chrysomelidae: Cassidinae) contra predadores. O papel do escudo de fezes e de compostos químicos. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Trigo.

54- RAMOS, J. Z. P. (2004). Biologia reprodutiva de duas espécies simpátricas de Hyla na Serra do Japi, Jundiaí/SP. Tese de mestrado. UNESP/Rio Claro. Orientador: Prof. Dr. Célio Haddad.

55- CHAVES, G. W. (2004). Ecologia de agrupamentos e interações agonísticas na borboleta Charis Cadytis (Riodinidae). Tese de Doutorado, Curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Woodruff Whitman Benson

56- FUNARI, C. S. (2005). Análise de própolis da Serra do Japi, determinação de sua origem botânica e avaliação de sua contribuição em processo de cicatrização. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Fármacos e Medicamentos na área de Insumos Farmacêuticos da Faculdade de Ciências Farmaceuticas da universidade de São Paulo – USP. Orientador: Prof. Dr. Vicente de Oliveira Ferro.

57- KLEIN-GUNNEWIEK, M. F. C. (2005). Proposta de sistema de monitoramento de doenças para animais silvestres e domésticos na Serra do Japi. Tese de Mestrado em Medicina Veterinária, Programa de pós-graduação em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – USP. Orientador: Prof. Dr. Fernando Ferreira.

58- ROMERO, G. Q. (2005). Associações entre aranhas salticidae e bromeliaceae: história natural, distribuição espacial e mutualismo. Tese de Doutorado, curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

59- SCARABELLO FILHO, S. (2005). O artífice e a ferramenta – A participação pública na gestão ambiental – Áreas da Serra do Japi, Jundiaí, SP. Tese de Doutorado, curso de pós-graduação na área de Concentração em Saneamento e Ambiente, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Rozely Ferreira dos Santos.

60- PENTEADO, M. J. F. (2006). As onças e as abundâncias de predadores intermediarios em fragmentos de mata atlântica do estado de São Paulo. Tese de Mestrado, curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

61- MEDEIROS, H. F. (2006). Relações entre características bionômicas e fisiológicas de espécies de Drosophila e a distribuição de suas abundâncias na natureza. Tese de Doutorado, curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Louis Bernard Klaczko.

62- MATTOS, E. C. A. (2006). Dinâmica espaço-tempo dos usos e ocupação das terras na região de entorno à área urbana de Jundiaí/SP: implicações futuras na Reserva Biológica da Serra do Japi. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação do Instituto de Geociências, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Marcos César Ferreira

63- RAMOS, J. Z. P. (2006). Ecologia e biologia reprodutiva de duas espécies simpátricas do gênero Aplastodiscus na Serra do Japi, município de Jundiaí, Estado de São Paulo. Tese de doutorado, Programa de pós-graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro. Orientadores: Prof. Dr. Célio F. B. Haddad e co-orientadora: Profa. Dra. Cynthia P. A. Prado

64- SALOMÃO, A. J. (2007). Biologia e Ecologia de Phloea subquadrata Spinola, 1837 (Heteroptera: Phloidae): uso de plantas hospedeiras e dinâmica populacional na Serra do Japi, Jundiaí -SP. Tese de Mestrado, curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

65- ANDRADE, R. B. (2007). Comportamento alimentar do esquilo Sciurus Ingrami (odentia: Sciuridae). Tese de Mestrado, curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

66- CASELLI, C. B. (2008). Ecologia alimentar, padrão de atividades e uso de espaço por Callicebus nigrifrons (PRIMATES: PITHECIIDAE). Tese de Mestrado, curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

67- STANTON M. A. (2008).  Respostas a herbivoria em Asclepias Curassavica (Apocynaceae Asclepiadaceae): defender, crescer ou reproduzir? Tese de Mestrado, Curso de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Jose Roberto Trigo.

68- AIRES, C. C. (2008). Caracterização das espécies brasileiras de Myotis Kaup, 1829 (Chiroptera: Vespertilionidae) e ensaio sobre filogeografia de Myotis nigricans (Schinz, 1821) e Myotis riparius Handley, 1960. Tese de doutorado, Programa de pós-graduação em Ciências na Área de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP. Orientadores: Prof. Dr. João Stenghel Morgante.

69- PARO, C. M. (2008). Dinâmica populacional e padrões de utilização de plantas hospedeiras, por 12 espécies de Serra-paus (Coleoptera:Cerambycidae: Onciderine) na Serra do Japi, Jundiaí – SP. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientadores: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

70- NASCIMENTO, E. A. (2009). Estudos do mimetismo em Lycidae (Insecta: Coleoptera). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ciências, área: Entomologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Orientadores: Prof. Dr. Kleber Del Claro.

71- GUARALDO, A. C. (2009). Fenologia reprodutiva, distribuição espacial e frugivora em Rhipsalis (Cactaceae). Tese de Mestrado, Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal), Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista UNESP Rio Claro. Orientador: Prof. Dr. Marco Aurelio P. Ferreira.

72- BEZERRA, M. O. (2009). Dinâmica do nitrogênio no solo e sua implicação na qualidade da água em uma bacia hidrográfica com diferentes tipos de uso de solo com ênfase no papel da floresta ripária. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências na Área de Concentração: Química na Agricultura e no Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo – USP. Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Martinelli.

73- POSTALI, T. C. (2009). Historia natural e biologia populacional Phloeophana Longirostris Spinola 1847 (Heteroptera: Phloeidae) na Serra do Japi, Jundiaí, SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

74- PEIXOTO, P. E. C. (2009). Sistema de acasalamento como defesa territorial: evolução, natureza das disputas e seleção de territórios em satirineos neotropicais. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Woodruff Whitman Benson.

75- SOBCZAK, J. F. (2009). Modificações comportamentais em aranhas Orbitelas (ARANEAE: TETRAGNATHIDAE, NEPHILIDAE, ARANEIDAE) atacadas por vespas parasitoides (ICHNEUMONIDAE, POLYSPHINCTINI). Tese de Mestrado, Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Profa. Dra. Angelica Maria P. M. Dias.

76- LECCI, L. S. (2009). Sistematica de Gripopteryx (Pictet 1841)(Plecoptera: Gripopterygidae). Tese de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências na Área de  Entomologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Orientador: Prof. Dr. Claudio Gilberto Froehlich.

77- CAETANO, A. P. S. (2010). Apomixia e reprodução sexuada em espécies de Miconia (Melastomataceae). Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Sandra Maria C. Guerreiro.

78- VIEIRA, C. (2010). Engenheiros dos ecossistemas em plantas: modificações arquiteturais de folhas por lagartas de Lepidoptera influenciam a estrutura de comunidades de artrópodes? Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista – UNESP. Orientador: Prof. Dr. Gustavo Quevedo Romero

79- SOUZA, J. C. (2010). Damaceas e nutrição influenciam na estrutura de comunidades de acaros? Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista. Orientador: Prof. Dr.  Antonio Carlos Lofego.

80- GIACOMIN, L. L. (2010). Estudos taxonomicos e filogenéticos em solanum sect. gonatotrichum bitter  (solanoideae, solanaceae) no Brasil. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em  em Biologia Vegetal do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais Orientador: Prof. Dr. João Renato Sthmann.

81- ORLANDO, R. S. (2010). A gestão compartilhada em áreas de proteção ambiental: a experiência do conselho gestor das APAS Cabreúva, Cajamar e Jundiaí – SP. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Sociologia do Instituto em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara . Orientador: Profa. Dra. Maria Teresa Miceli Kerbauy.

82- VIEIRA, E. H. A. (2010). Conservação ambiental em cenários de uso: medidas de mudanças, heterogeneidade e valoração da paisagem. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação na área de Concentração de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais do Instituto da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Rosely Ferreira dos Santos.

83- ASSIS, V. R. (2010). Relação entre os níveis plasmáticos dos hormônios corticosterona e testoterona no comportamento vocal e territorial no sapo martelo (Hypsiboas faber). Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências na área de Fisiologia Geral, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Carlos Arturo Navas Iannini.

84- CARVALHO, W. D. (2011). Mamíferos não voadores da Reserva Biológica da Serra do Japi, Jundiaí, SP – Avaliação da Eficiência e Metodologia de Captura. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Biologia – UFRRJ. Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Lustosa Esbêrard

85- YOSHIDA, C. E. (2011). Estrutura e organização da comunidade aquática e adequação de Índices de Qualidade Ambiental para avaliação do estado de conservação dos riachos da Serra do Japi (APA Jundiaí/SP). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas – Área de concentração: Zoologia. do Instituto de Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista – UNESP . Orientador: Profa. Dra. Virgínia Sanches Uieda.

86- DINIZ, S. (2011). Influência da complexidade arquitetural de ramos vegetativos na riqueza e abundância de aranhas e outros artrópodes. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

87- CORTINOZ, J. R. (2011). Papel de dispersores/predadores na regulação da taxa de predação de sementes por besouros Brechidae em fragmentos florestais do sudeste brasileiro. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

88- ANTIQUEIRA, P. A. P. (2012). Efeitos indiretos de predadores e de herbívoros florais e foliares no comportamento de visitantes florais e sucesso reprodutivo de Rubus Rosifolius. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Biociências – UNESP Campus de São José do Rio Preto. Orientador: Prof. Dr. Gustavo Quevedo Romero.

89- CORTEZ, P. A. (2012). Desenvolvimento dos estratos parietais da antera e dos andrófitos em espécies de Miconia (Melastomataceae) com diferentes sistemas reprodutivos. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação na área de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Sandra Maria C. Guerreiro.

90- BRITO, P. V. A. (2012). Morfologia dos sistemas reprodutivos masculinos e dos espermatozóides de Ephemeroptera (Inseata) e análise do seu potencial filogenético. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação na área de Biologia Celular do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Mary Heidi Dolder.

91- GESTICH, C. C. (2012). Influência da temperatura na ecologia e no comportamento de Callicebus nigrifrons (Primates: Pitheciidae). Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

92- PINTO, R. H. (2012). Proveniência e ambiente de sedimentação do grupo São Roque com base na química de rocha total e datação U-Pb de zircões ditríticos. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Mineralogia e Petrologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo – USP . Orientador: Prof. Dr. Valdecir de Assis Janasi.

93- CASELLI, C. B. (2013). Comportamento Territorial de Callicebus Nigrifrons Spix, 1823 (PITHEHDAE): Influência da disponibilidade de frutos e possíveis funções das vocalizações de longo alcance. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia – UNICAMP. Orientadora: Profa. Dra. Eleonore Zulnara Freire Setz

94- LIMA, A. B. C. R. (2013). Influência da predação e de aspectos geoclimáticos sobre a coloração das espécies de Brachycephalidae na Mata Atlântica. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Luis Felipe de T. R. Pereira.

95- ZANATTA, M. F. (2013). História natural, seleção de folhas e locais para nidificação e efeito do cuidado materno em Aysha Plassaguera Brescovit, 1992 (Araneae: Anyphaenidae) na Serra do japi, Jundiai, SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

96- DELGADO, D. B. (2013). Historia natural de Hypiboas prasinus (Anura:Hylidade) na Serra do Japi, município de Jundiaí. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas – Zoologia, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Rio Claro. Orientador: Prof. Dr. Celio F. B. Haddad.

97- SANTOS, J. P. (2013). Efeito da estratificação vertical na comunidade de borboletas frugívoras na floresta Atlantica estacional. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Andre Victor Lucci Freitas.

98- NOGUEIRA, J. I. (2013). Padrão geográfico de diversificação floral indica novos caminhos envolvidos na especiação do clado neotropical de Sinningia (Gesneriaceae). Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia na área de Ecossistemas Terrestres do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – USP. Orientador: Profa. Dra. Silvana Buzato.

99- PINHEIRO, L. R. (2013). Análise cladística e revisão de Heliura Butler, com notas sobre Delphyre Walker e Eucereon Hubner (Lepidoptera, Erebidae, Arctiinae, Arctiini, Ctenuchina). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ciências, área de concentração: Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – USP . Orientador: Prof. Dr. Marcelo Duarte da Silva.

100- FRANCO, M. S. (2013). Estudos populacionais de Urbanus sp (Hesperidae, Lepidoptera) em Desmodium uncinatum (Jacq) DC (Fabaceae) e seus inimigos naturais, na Serra do Japi, Jundiai, SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal na área de Biodiversidade animal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

101- SOUZA, H. S. (2013). Biologia e Ecologia de Eustala Taquara (KEYSERLING, 1892), (ARANEAE, ARANEIDAE) na Serra do Japi, Jundiaí – SP, Brasil. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal na área de Biodiversidade animal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

102- SÁ, F. P. (2013). Uma nova espécie de Hylodes (Anura, Hylodidae) da Serra do Japi: descrição, modo reprodutivo e comunicação. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia), Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro.

103- GRISOLIA, B. B. (2014). Efeitos indiretos das aranhas Peucetia spp. (Oxyopidae) e Misumenops argenteus (Thomisidae) no sucesso reprodutivo de Trichogoniopsis adenantha (DC) (Asteraceae) e no comportamento das guildas associadas à planta. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia), Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Rio Claro. Orientador: Profa. Dra. Maria Jose de Oliveira Campos.

104- ULIAN, C. M. V. (2014). Variação intraespecífica no tamanho corporal e no dimorfismo sexual de tamanho em morcegos filostomídeos. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Diadema. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Nogueira Rossi.

105- MESSAS, Y. F. (2014). História natural e ecologia populacional de Eustala Perfida Mello Leitão, 1947 (ARANEAE, ARANEIDAE) na Serra do Japi, Jundiaí, SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal na área de Biodiversidade animal, Instituto de Biologia, UNICAMP.  Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

106- MORAES, S. S. (2014). Análise cladistica da subtribo da Pericopina e revisão taxonômica de Dysschema Hubner, 1818 (Lepidoptera, Erebidae, Arctiinae, Arctiini). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em  Ciências na área de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – USP. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Duarte da Silva

107- GOMES, G. C. (2014). Estudo das interações tritroficas no sistema Trichogoniopsis adenantha (DC) (Asteraceae), seus herbivoros endofagos e parasitoides associados. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

108- ABREU, C. I. V. (2014). Aspectos bionômicos de geometridae (Lepidoptera) e seus parasitoides, assoaciados a plantas da mata atlântica na Reserva Biológica da Serra do japi, jundiaí – SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Prof. Dr. Manoel Martins Dias Filho.

109- BRAGA, K. R. R. (2014). Estudos cariotípicos em Asteraceae da Serra do Japi com enfoque na tribo Eupatorieae. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eliana Regina F. Martins.

110- PARRA-HINOJOSA, A. (2014). Mecanismos de adaptação e ecologia evolutiva das abelhas das orquídias (Hymenoptera: Apidae: Euglossini). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ciências, área: Entomologia, Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP   . Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Garófalo.

111- BONILA, G. A. V. (2015). Dinâmica populacional e associação de selenops cocheleti simon, 1880 (araneae: Selenopidae) com plantas da família myrtaceae na Serra do Japi. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em  . Orientador: João Vasconcellos Neto.

112- SAKANE, K. K. (2015). Pequenos mamiferos na Serra do Japi: diferenças altitudinais. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

113- CARREIRA, J. Y. O. (2015). Dinâmica temporal e sazonal de borboletas frugívoras na Mata Atlântica. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Andre Victor Lucci Freitas.

114- DIAS, P. G. B. S. (2015). Análise claudística e morfologia do complexo fálico de Phalangopsidae com ênfase em Luzarinae (Orthoptera, Ensifera, Grylloidea). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas na área: Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo- USP. Orientador: Prof. Dr. Silvio Shigeo Nihei.

115- VIEIRA, C. (2015). Evolução de fluerescência, camuflagem e comportamento em aranhas Thomisidae sobre flores. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Gustavo Quevedo Romero.

116- MESQUITA, A. T. (2015). Estudos cromossômicos em 16 espécies pertencentes a família solanaceae juss. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eliana Regina Forni Martins

117- SANTOS, J. C. (2015). Uso de hábitat e período de atividade do sapinho botão de ouro, Brachycephalus
ephippium. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia e Evolução, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Diadema. Orientador: Profa. Dra. Cinthia Aguirre Brasileiro.

118- CARRENHO, R. (2015). Diversidade de heterópteros terrestres (Insecta: Hemiptera: Heteroptera) na Serra do Japi, Sudeste do Brasil. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia e Evolução, Instituto de
Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Diadema. Orientador: Prof. Dr. Cristiano Feldens Schwertner.

119- REIS, M. N. B. (2016). Ocupação e uso da paisagem por mamíferos de médio e grande porte em um grande remanescente de Mata Atlântica. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

120- VERÇOSA, D. (2016). Variação geográfica e temporal de defesas em Crotalaria e C. pallida (Leguminosae: Papilionoideae). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Trigo.

121- GESTICH, C. C. (2016). Influência de atributos da paisagem na ocorrência de primatas e a densidade de Callicebus nigrifrons no nordeste do estado de SP. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP . Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

122- FORATTO, R. M. (2017). Função de componentes harmônicos da comunicação Acústica em DENDROPSOPHUS MINUTUS (PETERS, 1872). Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal, área de Biodiversidade Animal. Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Luís Felipe de T. R. Pereira.

123- PONTE, R. P. (2017). História natural e biologia populacional de Deinopis cf. cylindracea (ARANEAE: DEINOPIDAE) na Serra do Japi, SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

124- CHAGAS, D. G. (2017). Estruturação de uma metacomunidade de anfíbios anuros no sudeste do Brasil : influências ambientais, fenotípicas e filogenéticas. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, Unicamp. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Sawaya.

125- BORGIANI, R. (2017). A influência da sazonalidade no padrão de riqueza de comunidades vegetais lenhosas situadas na região neotropical. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) do Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro. Orientador: Profa. Dra. Leonor Patrícia Cerdeira Morellato.

126- REZENDE, L. H. G. (2017). Dano foliar afeta a interação entre Trichogoniopsis adenantha (Asteraceae) e seus visitantes florais? Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Martín F. Pareja.

127- RONQUE, M. U. V. (2017). Ecologia comportamental e microbiologia das formigas cultivadoras de fungos Attini, Attina (Formicinae: Myrmicinae) na mata atlântica. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP . Orientador: Prof. Dr. Paulo S. Oliveira.

128- GONZALEZ, G. D. D. (2017). Balanço hídrico e biogeoquímico em uma bacia hidrográfica experimental com floresta estacional semidecidual na Serra do Japi, Jundiaí – SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Geografia na Área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial,  Instituto de Geociências da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. José Teixeira Filho.

129- TRENTO, B. L. (2017). Percevejos de renda (Hemiptera: Heteroptera: Tingidae) e suas plantas hospedeiras na Serra do Japi, Jundiai, SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal, na área de Biodiversidade Animal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

130- PACHECO JR., E. (2018). Distribuição Espacial do ozônio troposférico em Jundiaí – SP como subsídio a estudos de exposição da população. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP. Orientador: Prof. Dr. João Vicente de Assunção.

131- LIMA, K. (2018). Caracterização florística e fitossociologica de uma floresta em sucessão secundária na Serra do Japi, Jundiaí – SP. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências, Programa: Recursos Florestais com Opção em: Conservação de Ecossistemas Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo – USP. Orientador: Prof. Dr. Sergius Gandolfi.

132- GUERATTO, P. E. (2018). Estradas dentro de florestas afetam as comunidades de borboletas frugivoras?Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. André Victor Lucci Freitas.

133- ALVARENGA, T. M. (2018). Influência das plantas hospedeiras sobre as estratégias reprodutivas de CASSIDINAE S. STR. (Coleoptera: chrysomelidae), com enfase no cuidado materno de espécies da tribo MESOMPHALIINI. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

134- PALACIOS, A. M. S. (2018). Efeito de fatores ambientais e ecológicos nas áreas de vida do Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) na Mata Atlântica Brasileira. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

135- POLETTINI, M. A. (2018). História Natural de Nasua nasua (Linnaeus, 1766) em um remanescente de Mata
Atlântica (Serra do Japi), no Estado de São Paulo. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia
Animal, Área de Concentração: Biodiversidade
Animal, Instituto de Biologia – UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara F. Setz.

136- VALDÉS, J. L. (2018). Abordagem Comparativa sobre a estrutura e histologia do órgão de vom Rath em ninfalídeos (Lepidoptera: Nymphalidae). Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências (Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade) do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Duarte da Silva.

137- PORTO, E. A. C. (2018). Dinâmica populacional de  Leptobyrsa tersa DRAKE & HAMBLETON, 1935 (HEMIPTERA: TINGIDAE) EM Eremanthus erythropappus (D.C.) MACLEISH (ASTERACEAE) na Serra do Japi, SP, Brasil. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal, na Área de Biodiversidade Animal, Instituto Biologia – UNICAMP . Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

138- MESSAS, Y. F. (2018). Camuflagem, mimetismo e reflexão de raios ultravioletas em aranhas. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

139- VARGAS, B. C. (2018). Interação Liana-árvores em vegetações com padrões sazonais contrastantes. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro, . Orientador: Profa. Dra. Leonor Patrícia Cerdeira Morellato.

140- CARVALHO, M. R. M. (2018). Seleção de planta hospedeiras e performance larval e descrição de estágios imaturos na borboleta Mechanitis polymnia (Nymphalidae, Ithomiinae). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Woodruff Whitman Benson.

141- POLETTINI NETO, A. (2018). Reconhecimento de irmãos e coespecíficos em girinos de Rhinella ictérica e R. ornata (Anura: Bufonidae). Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ciências na área de concentração: Ecologia Aplicada, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo – USP. Orientador: Prof. Dr. Jaime Bertoluci.

142- COSMO, L. G. (2019). De dentro da folha para a comunidade: variação fitoquímica molda a estrutura da comunidade de herbívoros e a herbivoria dentro e entre indivíduos de plantas. Tese de Mestrado, Programa de pós-graduação em Ecologia, Instituto de Biologia – UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Martin Francisco Pareja.

143- RUIZ, F.C.R. (2019). Efeito top-down e bottom-up em teias alimentares ripárias mediados por emergência alóctone de insetos aquáticos. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Gustavo Quevedo Romero.

144- BONILLA, G. A. V. (2019). Seleção de habitat em escala fina como mecanismo de coexistência em aranhas associadas a troncos de árvores no sudeste do Brasil. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Biologia Animal da Área de Biodiversidade Animal do Instituto de Biologia da Unicamp. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

145- CARREIRA, J. Y. O. (2021). Dinâmica temporal de borboletas tropicais. Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Andre Victor Lucci Freitas.

146- QUERALT, E. A. S. (2022). Estimativa de densidade de jaguatirica (Leopardus pardalis), na Mata Atlântica, por meio de armadilhas fotográficas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara Freire Setz.

147- TOMASI, M. de O. (2022). Diversidade de aranhas neotropicais: da taxonomia à Biogeografia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas,  UFMG. Orientador: Adalberto José dos Santos.

148- SANTIAGO, B. K. S. (2022). Estudos populacionais e cuidado materno em Chrysso sp. (Theridiidae) na Serra do Japi, Jundiaí, SP. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. João Vasconcellos Neto.

149- Aline Viera e Silva (2022).  padrão de coloração de Morpho helenor (Nymphalidae: Morphinae) reduz a predação por predadores visualmente orientados? Uma abordagem experimental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Moreira Carvalho de Oliveira.

150- VERÇOSA, J. V. de A. (2023). Ecologia Alimentar de Grupos de Sauás em uma Reserva de Floresta Estacional Semidecidual. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação de Ecologia do Instituto de Biologia, UNICAMP. Orientador: Profa. Dra. Eleonore Zulnara Freire Setz.

151- DELL’ERBA R. (2023). Uso de marcadores morfológicos e moleculares na sistemática de Hylesia (Lepidoptera: Saturnidae). Tese de Doutorado, Programa de pós-graduação em Sistemática, Taxonomia animal e Biodiversidade do Museu de Zoologia, USP. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Duarte da Silva.

« ver monografias ~ ver livros »