Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

monitoria | informativos

Figura Cadeado em folha

Olá monitor,

Aqui você encontra algumas orientações e informativos necessários
para melhor eficiência do seu trabalho de monitoria.

Este é um ambiente restrito onde estas
informações não estão expostas ao público.


Procedimento antes da visita

 

O monitor estando recadastrado, através do formulário [baixar versão de Word] que é utilizado anualmente para publicação na Imprensa Oficial, poderá realizar as monitorias do programa de visitas.

Os visitantes ao consultarem a Programação de Visitas Monitoradas e a Relação de contatos dos monitores entram em contato com um ou mais monitores demonstrando a intenção de participar da visita individualmente ou em grupo. A quantidade de integrantes por grupo varia de acordo com o circuito.

Para ocorrer uma visita monitorada, o monitor deverá enviar previamente* o Requerimento para Visitas Monitoradas [baixar versão de Word] preenchido (não é mais necessário).
*devido procedimentos administrativos e necessidade de remeter a Guarda Municipal de Jundiaí a relação dos visitantes, é necessário enviar o requerimento com três dias úteis antes da visita, salvo exceções com um dia útil pela manhã.

Ao enviarem e-mail informando troca em monitores, coloquem as visitas a serem trocadas e sempre coloquem com cópia para o monitor com quem está trocando a visita.
Se não houver visita programada, não é necessário solicitar Autorizações. O pedido de Autorização não é obrigatório!

Documentos necessários a serem utilizados no evento:

Observação: Os documentos são necessários para formalizar o ingresso do visitante, partilhar as responsabilidade do monitor com o inscrito em o Termo de Responsabilidade, ou que o usuário se responsabiliza pelo uso do local e/ou equipamento cedido.Figura Chave key

Aos finais de semana e feriados o acesso à Base Ecológica
é possível com a presença da Guarda Municipal [site GMJ] no local.

Se tiverem dúvidas ou sugestões, podem entrar em contato conosco, bem como caso queiram enviar fotos e/ou vídeos para integrar o acervo do site, podem enviar para nós com o respectivo nome do autor da fotografia em envio de fotos e vídeos.

Figura verde conversar politics

Avaliação dos serviços realizados

 

 


símbolo Validar, Google verdeProcedimento durante as visitasFigura comunicação-boneco-com-megafone

→ Chegada à Base Ecológica

  • O horário pode ser combinado com os visitantes, geralmente as visitas ocorrem por volta das 8 horas da manhã, principalmente para circuitos mais longos onde é necessário um tempo maior para percorre-los;
  • Recebimento do documento Termo de Responsabilidade preenchido e assinado. Conferir documento com foto para averiguar se o visitante é o mesmo do da foto;
  • Apresentação da Autorização expedida pela Fundação da Serra do Japi com a relação completa dos visitantes (respeitando o limite de 15 visitantes para cada circuito com exceção do Circuito Base – Marco Geodésico que é de até 8 pessoas) ao Guarda Municipal que deverá estar no local, onde ele deverá conferir e assinar o documento;
  • Havendo filmagens, entrevistas, fotografias de produtora, mídia impressa, emissora de TV ou rádio, previamente autorizada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, os visitantes deverão preencher e assinar a autorização para cessão de imagem fornecida pelo meio de comunicação.

Observação: no momento da chegada ao local averiguar os banheiros possuem água para serem utilizados, senão possuírem terá que ser utilizados os banheiros dos últimos quartos.

→ Apresentação

  • Palestra ministrada pelo monitor ou monitores com orientações:

Apresentação do Programa de Visitas Monitoradas [sendo atualizado]

→ uma nova apresentação está sendo elaborada para ser disponibilizada para ser apresentada as pessoas que adentram a Reserva Biológica.

  • Para a apresentação é necessário:Base Ecológica, Configuração TV e Micro - Aviso
    1. Ligar a TV e colocar no modo que capte o sinal do computador;
    2. Em seguida ligar o estabilizador, a caixa de comunicação com a TV (através do botão vermelho), e por ultimo ligar a CPU;
    3. Aguarde iniciar o Sistema Operacional e abra a pasta do Projeto Nossa Serra e clique em apresentação que iniciará;
    4. Espere cerca de 10 segundos onde será perguntado se deseja atualizar o Pacote do Office e escolha a opção “Não”, “Fechar” ou “Cancelar”;
    5. Dê um “enter” e carregará a animação com o logo do projeto para apresentar;
  • Informar aos visitantes para não ultrapassarem o monitor que vai a frente e não ficar atrás do monitor que vai fechando o grupo.

Dica: Para não atrasar a saída para a trilha enquanto é feito a apresentação e passado as orientações os visitantes podem ir passando os protetores solar e/ou repelente, e indo ao banheiro. Algumas pessoas vão com roupa de banho quando o circuito inclui cachoeira.

→ Visita

  • Para se comunicarem entre si e esses comunicarem com o receptor na Base Ecológica, os rádios comunicadores podem ser utilizados pelos os monitores, preenchendo e entregando o “Termo de Uso do Rádio“.

→ Retorno à Base Ecológica

  • Distribuir as fichas de pesquisa de satisfação para serem preenchidas;
  • Após o preenchimento recolher e guardar os formulários preenchidos junto com os termos preenchidos e assinados e a Autorização assinada pela Guarda Municipal de Jundiaí, guardando num envelope ou saco plástico que estiver disponível dentro da caixa arquivo localizada no armário do refeitório do local.

→ Telefones úteis:

  • O número de emergência do SAMU é 192;
  • Guarda Municipal 153 / Ferraz 44929062 / Centro de Monitoramento 44929090;
  • Posto da Guarda na Serra, PA 11 (Eloy Chaves) 45994184;
  • SETRANSP interdições em ruas 45833316 ou 45833370.

 


Procedimento interno pós visitasímbolo olhar olho verde

Os documentos gerados das visitas são recolhidos e triados para serem averiguados e lançados no em nosso Controle de Visitas Monitoradas na ReBio Serra do Japi.


Figura Ícone linear Folhas

Autorizações para visitas emitidas

Documentos Gerados ~ 2016
Documentos Gerados ~ 2015
Documentos Gerados ~ 2014 e anteriores

 


Figura verde linear fb falante, comunicação

Procedimento para visitas durante os dias úteis

Antes de montar em grupos para visitas durante os dias úteis  averiguem  se o circuito está disponível para uso!
É preciso averiguar se a visita não conflitará com outras atividades no local como:

escala calendário 201512

em amarelo são os dias seguintes aos dias que há escala em azul são os dias antes aos dias que há escala em verde são os dias que sobrepõem os amarelos e os verdes

No primeiro final de semana, dias 5 e 6 temos em descanso o Circuito Base – Casa do Conserveiro e o Circuito Base – Mirante, portanto a quarta, quinta e sexta-feira anterior a este final de semana, ou seja, dias 2, 3 e 4, esses dois circuitos também ficarão fora de uso para descanso das trilhas. Os dias 7, 8 e 9, que são a segunda, terça e quarta-feira esses Circuitos permanecem também fora de uso para que as mesmas trilhas permaneçam em descanso.
No segundo final de semana, dias 12 e 13 temos em descanso o Circuito Base – Paraíso e o Circuito Base – Marco Geodésico, portanto os dias 9, 10, 11, 14, 15 e 16 também estarão com os referidos Circuitos junto com o final de semana.
Nos dias 21, 22 e 23 estarão em descanso os circuitos do Marco Geodésico, Jabuticabeiras, Casa do Conserveiro e Mirante, referente aos descansos dos finais de semana de antes e depois a estes dias.
No calendário o que está em verde são os dias que são tocados pelos descansos de ambos os lados, ou seja, do final de semana que passou e do final de semana que há de vir.
E assim sucessivamente.


Figura verde ficha ggEscalas anteriores retirados de exibição para o público

 

Fevereiro/2016

Janeiro/2016

Dezembro/2015

Novembro/2015

Outubro/2015

Setembro/2015

Agosto/2015


Figura verde linear fb folha documentoDispositivos legais

 

2001 Decreto 18.179 de 19 de março de 2001.

2001 Decreto 18.372 de 19 de setembro de 2001 (altera Decreto 18179 de 2001).

2003 Decreto 19007 de 08 de janeiro de 2003 (altera Decreto 18179 de 2001).

2003 Decreto 19008  de 08 de janeiro de 2003 (altera Decreto 18179 de 2001).

 


Histórico de eventosFigura verde calendário gg

 

08/03/2016

Lançamento do site da Serra do Japi, onde todas as informações referente ao Programa de Visitas Monitoradas passaram a ser divulgadas neste site.


04/03/2015

Publicação da relação de monitores recadastrados para visitação na Serra do Japi através do Edital nº 14, de 29 de fevereiro de 2016.


Jan/2016

Recadastramento dos monitores.


12/11/2015

Alterações no procedimento para as visitas monitoradas dentro da ReBio Serra do Japi, conforme orientações:

Tendo em vista o aprimoramento no sistema de visitação monitorada na Reserva Biológica Municipal da Sera do Japi e a simplificação dos procedimentos, e considerando o consentimento da Guarda Municipal de Jundiaí, está estabelecido o seguinte procedimento para a emissão de autorizações aos monitores:

→ o monitor escalado terá até a quarta-feira anterior à data da visita para confirmar o evento ou para informar se houve troca com outro monitor;
→ para confirmar o evento, informar por e-mail o nome do monitor, trilha e número de visitantes, para momesso@jundiai.sp.gov.brabaietti@jundiai.sp.gov.br;
→ a não informação implica no entendimento de que não haverá a visita naquela data agendada;
→ a coordenação do Programa de Visitas Monitoradas emitirá uma autorização constando os dados básicos da visita (número da autorização, nome do monitor, data e horário agendados, trilha a ser percorrida) e uma tabela com 15 linhas para ser preenchida pelos monitores (exceto para a trilha do marco geodésico, com 8 linhas);
→ o monitor fará o preenchimento dos dados (nome e RG) dos visitantes; Não é necessário os visitantes entregarem cópia dos documentos – RG e CPF. Porém, estes deverão apresentar o documento original com foto no dia da visita para as necessárias validações.
→ no dia da visita, o monitor apresentará a autorização preenchida para a equipe da Guarda Municipal, que fará a conferência;
→ o monitor deixará a autorização na Base Ecológica, na caixa destinada para a documentação pertinente;
→ no caso de cancelamento da visita, o monitor deverá enviar um e-mail justificando o cancelamento da visita na segunda-feira seguinte à data agendada.


09/03/2015

Início da 4ª fase do Programa de Visitas Monitoradas [screen da página na época institucional, circuitos, orientações e inscrições], onde foi incluído o Circuito Base Ecológica – Marco Geodésico ao programa, a criação de novos procedimentos e mudança organizacional de dados com o advento do Site da Serra do Japi para uso como plataforma de divulgação.


Jan/2015

Recadastramento dos monitores.


08/03/2014

Início da 3ª fase do Programa de Visitas Monitoradas [screen da página na época institucional, circuitos, orientações e inscrições], onde as visitas passaram a ser realizadas pelos monitores credenciados pela Prefeitura de Jundiaí.


Jan/2014

Recadastramento dos monitores.


14/12/2013

Início da 2ª fase do Programa de Visitas Monitoradas [screen da página na época institucional, circuitos, orientações e inscrições] , onde as visitações foram realizadas pelos funcionários do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente com a participação dos monitores cadastrados para a reintegração e capacitação.


04 e 06/12/2013

Capacitação de Primeiros Socorros dos Monitores Credenciados e funcionários do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.


Jun/2013

Início do Programa de Visitas Monitoradas através do Projeto Nossa Serra – fase 1 (experimental) [screen da página na época institucional e inscrições] com duas visitas, uma para a Biquinha e outra para o Mirante.