Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Trilha das Nações Unidas

Figura Seta → laranja

Nível de dificuldade médio

 

Essa trilha tem inicio na frente da casa do conserveiro e do chalé de madeira (coordenadas 301865E/428030S) a 1100m de altitude. Possui 2600 metros de extensão e largura média de 3,5m, finalizado no portão de ferro que acessa a Estrada da TV Cultura (coordenadas 300868E/7426249S) a 1135m. Oficialmente  essa entrada/trilha é denominada como prolongada da Av. Brazil Tâmega, porem , em virtude da colocação não oficial de uma placa Av. Nação Unidas, esse trecho da estrada é conhecida por essa denominação.

Sugere-se a implementação de programas de conservação periódica dessa estrada em virtude de sua utilização para a fiscalização da área da Rebio e é também por ser o percurso mais curto entre a Base Ecológica e o Posto Avançado 01, localizado na extremidade Sul do território da Serra do Japi.

O primeiro trecho dessa estrada permite o acesso a três outras trilhas, sendo uma delas utilizada para educação ambiental da Base Ecológica e pelo programa de Visitas Monitoradas. O restante dessa estrada percorre o limite da Rebio e é utilizada também por pesquisadores e pelo proprietário de uma chácara particular das imediações. Apresenta como atributos paisagísticos trechos com solo de cor escura (resquícios de antigos brejos de altitude), trechos com vegetação em estágio inicial de regeneração, trechos em estágio médio de regeneração e dois brejos formados no início do século XX em consequência do represamento de corpos d’agua para a paisagem do leito carroçável. Essa trilha serve também de via de acesso a Cachoeira do Paraíso. Este trecho deve ter a capacidade de carga reduzida a oito pessoas e ser utilizada por pequenos grupos e grupos preparados.

 

« trilha anterior  ~  próxima trilha »

Reserva Biológica da Serra do Japi.

⁂ Circuitos Visitáveis dentro da Reserva.