Centro de Referência Ambiental do Santa Clara em Jundiaí-SP

Publicada em 07/03/2014 às 19:54

07/03/2014

Espaço para a garotada mergulhar no tema meio ambiente e conhecer de perto a Serra do Japi. Uma casa para debates, exposições e troca de informações. Essa é a finalidade do Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), inaugurado nesta sexta-feira (7), pelo prefeito Pedro Bigardi.

Laboratório com microscópios.

Centro de Referência vai receber 5 mil crianças.

O evento faz parte das comemorações aos 31 anos de tombamento da Serra do Japi, festejado neste sábado (8). Cinco mil alunos da rede municipal de ensino passarão pelo espaço até novembro deste ano para visitas educativas. “Educação ambiental é importantíssima. Quando se tem o conhecimento em mãos, o desejo de preservar é ainda maior”, comentou o prefeito, que lembrou o papel da Guarda Municipal na preservação da Serra do Japi. “A ideia é ampliar ainda mais o monitoramento realizado hoje e tratar essa reserva como uma questão regional na Aglomeração Urbana”.

O chefe do Executivo aproveitou para lembrar a história de preservação da Serra e destacou a relevância da lei de tombamento. “Temos um histórico de legislação de proteção à reserva muito legal. Além disso, não podemos esquecer do comprometimento da população que mora nesta região, que tem um papel essencial para a preservação da Serra.”

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, explicou que o CREAM – cujo imóvel fica na avenida Atílio Gobbo, no bairro Santa Clara, e pertence à pasta da qual ele é titular – é mais uma das metas do governo sendo cumprida. “Essa é uma das ações da Política Municipal de Educação Ambiental. É importante lembrar que o projeto de educação ambiental no município não se restringe apenas ao CREAM. Essa é a nossa base mais importante, porém, os alunos também irão até a DAE, Jardim Botânico, Museu Histórico e Cultural Solar do Barão e Mata Ciliar”.

Ele ressaltou que as escolas terão à disposição ônibus fretados, por ano, para levar os alunos às atividades de educação ambiental. O agendamento pode ser feito pelas diretoras. O secretário reforçou ainda que o CREAM servirá como subsídio para o trabalho dentro das salas de aula. Além disso, explicou que todos os monitores que trabalharão ali estão sendo capacitados para atender alunos e visitantes.

Marco
A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, disse que o CREAM é um marco para o sistema de educação ambiental . “Aqui será o espaço para se trabalhar todos os aspectos de educação ambiental, como o lixo, água e, o mais importante, o comportamento humano.”

Segundo ela, o município conquistou, em 2013, o inédito 4º lugar no prêmio Município Verde Azul, do Governo do Estado, por conta dos avanços ambientais no município. “Saltamos do 27º lugar em 2012 para a essa posição. Dois anos antes, Jundiaí ficou com no 311º lugar”.

Daniela lembrou ainda que as visitas monitoradas à Serra do Japi serão retomadas em breve. “Daqui a duas semanas, no máximo, a ficha de inscrição estará disponível no ícone ‘Nossa Serra’, no site da Prefeitura de Jundiaí.” O ponto de encontro e partida para esse trabalho é o Cream. Foram contratados 19 monitores para o trabalho.

O Cream é dividido em recepção, laboratório equipado com microscópios e lupas, sala de exposições, biblioteca e uma trilha de dois quilômetros para atividades de educação ambiental. Além de alunos da rede municipal, há ainda a proposta de levar os alunos do Ensino Para Jovens e Adultos (EJA) para aulas no espaço.

As comemorações dos 31 anos de tombamento da Serra do Japi contam ainda com a mostra ‘A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante’, da Fundação SOS Mata Atlântica. Um caminhão adaptado está à disposição da população no Jardim Botânico até o dia 16, com entrada gratuita. O horário para visita é das 10h às 17h.

Além disso, no dia 15 de março, às 10h30, é a vez da ‘Roda de Conversa Sobre Unidades de Conservação’. O evento ocorre em parceria com a SOS Mata Atlântica e tratará da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O encontro ocorre na sede do Cream.

Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2014/03/centro-de-referencia-ambiental-do-santa-clara-em-jundiai-sp/