Prefeitura intensifica ações de proteção da Serra do Japi

Publicada em 28/12/2015 às 16:26

28/12/2015

A Serra do Japi, uma das últimas grandes áreas de Mata Atlântica do interior de São Paulo, foi tema de debate em frequentes encontros entre órgãos ambientais de toda a região durante todo este ano. Depois de 2014 ter sido atípico devido à seca e a serra sofrer por conta da estiagem, a Divisão Florestal da Guarda Municipal, por meio do subcomandante Paulo Vicente Soares, buscou integrar o trabalho para proteger e preservar o “pulmão” da região.

No segundo semestre de 2015, reuniões mensais foram feitas com a participação de representantes da GM e Defesa Civil de Jundiaí, Cajamar, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus, das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Comunicação Social, das unidades de serviços 3 e 5 da Secretaria de Serviços Públicos, Aeroclube, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e da Concessionária AutoBAn.

SJapi Incêncio Combate 20151228

Ações de combate a incêndios reuniram Jundiaí, cidades vizinhas e fazendeiros

Na prática, por exemplo, funcionários da unidade de serviço (US) do Jardim Guanabara auxiliam na prevenção de fogos na serra desde 2013. Eles são responsáveis pela abertura e limpeza de trilhas em meio à mata. Com a integração, todos os esforços foram feitos para impedir a repetição de incêndios.

Comitê
Foi criado ainda o Comitê Intermunicipal de Proteção da Serra do Japi. Por tempo indeterminado, o grupo vai trabalhar em diversas frentes, sejam nas medidas preventivas ou em ações de combate às ocorrências de incêndio. Esse trabalho vai ser desenvolvido paralelamente às contingências de rotina já relacionadas aos órgãos, especialmente a Guarda Municipal Florestal, os Bombeiros e a Defesa Civil. Segundo dados estatísticos, só em 2014 foram registradas cerca de 30 queimadas dentro do Território de Gestão, enquanto que neste ano foram computados apenas quatro incêndios.

SJapi Incêncio Combate, Equipe 20151228

Grupo reunido em prol da proteção da Serra do Japi

Precursor da ideia de reunir as forças ambientais da região, o subcomandante da Guarda Municipal, inspetor Paulo Vicente Soares, que é responsável pela Divisão Florestal, diz que está satisfeito com a criação do comitê e destacou a importância da iniciativa privada na prevenção. “Nem mesmo a participação da iniciativa privada foi descartada, já que a Serra do Japi deve ser tratada como um patrimônio da cidade e todos têm responsabilidade sobre ela no que diz respeito à prevenção”, afirma.

Soares lembra ainda que em agosto a GM realizou uma campanha com a distribuição de panfletos junto aos moradores do entorno da Serra do Japi. “Pelo menos 900 moradores receberam a cartilha”, conta.

Além das câmeras de monitoramento da serra, que estão sendo remanejadas, a expectativa para 2016, segundo Soares, é a continuidade deste trabalho em conjunto. “É importante destacar a participação dos funcionários das fazendas que tiveram treinamentos com guardas da Divisão Florestal no combate aos incêndios. É assim, quanto mais pessoas capacitadas e unidas, mais protegida a Serra do Japi ficará”, finaliza.

Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2015/12/prefeitura-intensifica-acoes-de-protecao-da-serra-do-japi/