Arquivo de Notícias

Projeto Nossa Serra abre inscrições para novas trilhas

12/03/2014

Com seu site renovado, o projeto Nossa Serra está com inscrições abertas para as visitas realizadas com o acompanhamento dos monitores credenciados. Uma das novidades é a liberação de uma nova trilha na Reserva Biológica Municipal (Rebio), chamada Trilha das Jabuticabeiras, que ocupa o grau mais elevado de dificuldade, com 15 quilômetros de extensão e a visita à cachoeira de mesmo nome, a 1.008 metros de altitude na área do ribeirão das Pedras.

Programa foi testado em 2013 e ganhou este ano mais uma opção de trilha

Programa foi testado em 2013 e ganhou este ano mais uma opção de trilha

As demais trilhas (Paraíso, com 9 km; Mirante, com 6 km; e Biquinha, com 3 km) completam as alternativas de dificuldade alta, média e baixa do programa, testado desde 2013 em temporadas de inverno e verão. Em todas, os visitantes recebem amplas informações sobre a biodiversidade da flora e fauna, o clima e a geologia da Serra do Japi.

O trabalho, realizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, disponibiliza aos interessados fotografias e mapas das trilhas e também informações sobre os preparativos necessários para aproveitar bem o passeio.

Para agendar uma visita, basta escolher entre as alternativas “escolas e instituições” ou “visitante individual ou em grupo”. Nesta última, está disponível o calendário de agenda dos monitores (caso prefira algum deles) e a relação de contatos de cada um para o agendamento do passeio.

Durante a trilha, participantes recebem informações sobre a Serra do Japi

Durante a trilha, participantes recebem informações sobre a Serra do Japi

Mata Atlântica
Quem pretende conhecer mais sobre o bioma de que a Serra do Japi faz parte (e que faz parte dos 7% de remanescentes de sua formação original no Brasil) pode também visitar a exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, com um caminhão adaptado da Fundação SOS Mata Atlântica que está no Jardim Botânico até o próximo domingo (16), das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Com atividades para adultos e crianças, como jogos e um “quiz” (teste de conhecimentos) sobre espécies brasileiras, oferece até mesmo um elevador de acesso para pessoas com deficiência. No caso de escolas, o contato pode ser feito pelo e-mail projeto.itinerante@sosma.org.br




Publicada em 12/03/2014 ▪ Leia mais sobre

Fundação Serra do Japi

Av. da Liberdade, s/nº – 8º andar ala norte - Jundiaí – SP
(Paço Municipal Nova Jundiaí)
☎ +55 11 4589-8562 | +55 11 4589-8445

Av. Brazil Tãmega s/nº - Jundiaí – SP
(Base Ecológica da Serra do Japi)
☎ +55 11 3317-5058

Projeto Nossa Serra

Para informações sobre visitas monitoradas (Projeto Nossa Serra) nos finais de semana e feriados ligar para:
☎ +55 11 4589-8566


Fundação Serra do Japi | Desenvolvido por CIJUN