Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Projeto Nossa Serra abre inscrições para novas trilhas

Publicada em 12/03/2014 às 11:19

12/03/2014

Com seu site renovado, o projeto Nossa Serra está com inscrições abertas para as visitas realizadas com o acompanhamento dos monitores credenciados. Uma das novidades é a liberação de uma nova trilha na Reserva Biológica Municipal (Rebio), chamada Trilha das Jabuticabeiras, que ocupa o grau mais elevado de dificuldade, com 15 quilômetros de extensão e a visita à cachoeira de mesmo nome, a 1.008 metros de altitude na área do ribeirão das Pedras.

Programa foi testado em 2013 e ganhou este ano mais uma opção de trilha

Programa foi testado em 2013 e ganhou este ano mais uma opção de trilha

As demais trilhas (Paraíso, com 9 km; Mirante, com 6 km; e Biquinha, com 3 km) completam as alternativas de dificuldade alta, média e baixa do programa, testado desde 2013 em temporadas de inverno e verão. Em todas, os visitantes recebem amplas informações sobre a biodiversidade da flora e fauna, o clima e a geologia da Serra do Japi.

O trabalho, realizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, disponibiliza aos interessados fotografias e mapas das trilhas e também informações sobre os preparativos necessários para aproveitar bem o passeio.

Para agendar uma visita, basta escolher entre as alternativas “escolas e instituições” ou “visitante individual ou em grupo”. Nesta última, está disponível o calendário de agenda dos monitores (caso prefira algum deles) e a relação de contatos de cada um para o agendamento do passeio.

Durante a trilha, participantes recebem informações sobre a Serra do Japi

Durante a trilha, participantes recebem informações sobre a Serra do Japi

Mata Atlântica
Quem pretende conhecer mais sobre o bioma de que a Serra do Japi faz parte (e que faz parte dos 7% de remanescentes de sua formação original no Brasil) pode também visitar a exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, com um caminhão adaptado da Fundação SOS Mata Atlântica que está no Jardim Botânico até o próximo domingo (16), das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Com atividades para adultos e crianças, como jogos e um “quiz” (teste de conhecimentos) sobre espécies brasileiras, oferece até mesmo um elevador de acesso para pessoas com deficiência. No caso de escolas, o contato pode ser feito pelo e-mail projeto.itinerante@sosma.org.br


Leia mais sobre
Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2014/03/projeto-nossa-serra-abre-inscricoes-para-novas-trilhas/