Diversas instituições reunidas e um só objetivo: cuidar da Serra do Japi e do seu entorno. Essa foi a tônica do encontro realizado na manhã desta sexta-feira (7), na sede da Guarda Municipal de Jundiaí, no Complexo Fepasa, com diversos órgãos que compuseram a 1º Reunião de Discussão para Estratégias de Prevenção e Combate à incêndios na Serra do Japi.
O encontro reuniu, além de órgãos ligados a Prefeitura de Jundiaí, as Defesas Civis de Cajamar e Cabreúva e representantes da CCR Autoban. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) José Carlos Pires também esteve presente.
Paulo Vicente Soares, subcomandante e responsável pela Divisão Florestal da GM de Jundiaí, saiu satisfeito da reunião, e disse que o primeiro passo foi dado. “Faremos uma força tarefa em prol da Serra do Japi”, confirmou.Dentre os temas, a participação de funcionários das fazendas existentes da Serra e a conscientização de proprietários que residem no local foram os pontos altos da reunião.
Segundo Soares, a GM ofereceu treinamentos aos funcionários de fazendas na Fundação Cintra Gordinhopara que auxiliem os guardas e a Defesa Civil em um eventual incêndio. “Nossa preocupação está em algumas pessoas que juntam folhas nos quintais de fazendas e ateiam fogo. Estamos elaborando panfletos de orientação para todos os proprietários de fazendas, mostrando os riscos de colocar fogo e as punições previstas em Lei” afirma.
Outro ponto discutido foi com relação à logística. Hoje, a Serra do Japi oferece trilhas abertas para que todo o material, seja alimento ou água, seja levado até os brigadistas.
De acordo com Soares, em 2013, a Secretaria de Serviços Públicos abriu trilhas que antes estavam fechadas, facilitando a entrada de Jipes e Caminhões pipas.
A concessionária CCR Autoban, que atende as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, ficou encarregada de auxiliar na prevenção de incêndios às margens de rodovias, que segundo ela tem sido frequentes.
O 12º G.A.C esteve presente com o Capitão Bernardes e colocou o quartel de Jundiaí à disposição para ajudar.
Em 2014, Guardas Municipais das quatro cidades que atendem a Serra do Japi – Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Bom Jesus de Pirapora – com o auxílio das Defesas Civis e Bombeiros, atenderam diversas ocorrências de incêndios. Em Jundiaí esse número beirou 40 focos. Este ano, até agora foram registrados aproximadamente oito incêndios no entorno, sendo preservada toda a Reserva Biológica.
O próximo encontro será no dia 21 de agosto, dessa vez na Base Ecológica da Serra do Japi.
Prefeitura de Jundiaí
Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2015/08/orgaos-ambientais-se-unem-para-prevenir-incendios-na-serra/