Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Órgãos ambientais se unem para prevenir incêndios na Serra

Publicada em 07/08/2015 às 17:48

07/08/2015

Diversas instituições reunidas e um só objetivo: cuidar da Serra do Japi e do seu entorno. Essa foi a tônica do encontro realizado na manhã desta sexta-feira (7), na sede da Guarda Municipal de Jundiaí, no Complexo Fepasa, com diversos órgãos que compuseram a 1º Reunião de Discussão para Estratégias de Prevenção e Combate à incêndios na Serra do Japi.

O encontro reuniu, além de órgãos ligados a Prefeitura de Jundiaí, as Defesas Civis de Cajamar e Cabreúva e representantes da CCR Autoban. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) José Carlos Pires também esteve presente.

LEIA MAIS
Câmeras de monitoramento são colocadas na Serra
Curso da Guarda Municipal ensina noções de combate a incêndios

Descoberta espécie inédita de rã na Serra do Japi

SJapi Incêndio Combate, GMJ Reunião 20150807

Diversas instituições se reuniram na sede da Guarda Municipal.

 Paulo Vicente Soares, subcomandante e responsável pela Divisão Florestal da GM de Jundiaí, saiu satisfeito da reunião, e disse que o primeiro passo foi dado. “Faremos uma força tarefa em prol da Serra do Japi”, confirmou.Dentre os temas, a participação de funcionários das fazendas existentes da Serra e a conscientização de proprietários que residem no local foram os pontos altos da reunião.

Segundo Soares, a GM ofereceu treinamentos aos funcionários de fazendas na Fundação Cintra Gordinhopara que auxiliem os guardas e a Defesa Civil em um eventual incêndio. “Nossa preocupação está em algumas pessoas que juntam folhas nos quintais de fazendas e ateiam fogo. Estamos elaborando panfletos de orientação para todos os proprietários de fazendas, mostrando os riscos de colocar fogo e as punições previstas em Lei” afirma.

Outro ponto discutido foi com relação à logística. Hoje, a Serra do Japi oferece trilhas abertas para que todo o material, seja alimento ou água, seja levado até os brigadistas.

De acordo com Soares, em 2013, a Secretaria de Serviços Públicos abriu trilhas que antes estavam fechadas, facilitando a entrada de Jipes e Caminhões pipas.

A concessionária CCR Autoban, que atende as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, ficou encarregada de auxiliar na prevenção de incêndios às margens de rodovias, que segundo ela tem sido frequentes.

O 12º G.A.C esteve presente com o Capitão Bernardes e colocou o quartel de Jundiaí à disposição para ajudar.

Em 2014, Guardas Municipais das quatro cidades que atendem a Serra do Japi – Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Bom Jesus de Pirapora – com o auxílio das Defesas Civis e Bombeiros, atenderam diversas ocorrências de incêndios. Em Jundiaí esse número beirou 40 focos. Este ano, até agora foram registrados aproximadamente oito incêndios no entorno, sendo preservada toda a Reserva Biológica.

O próximo encontro será no dia 21 de agosto, dessa vez na Base Ecológica da Serra do Japi.

Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2015/08/orgaos-ambientais-se-unem-para-prevenir-incendios-na-serra/