Arquivo de Notícias

Prefeitura de Santana do Parnaíba visita Serra do Japi

04/12/2015

SJapi BaseEco Visita ReBio Tamboré Conhecer 2

Gestores da Reserva Biológica Municipal Tamboré compartilharam informações sobre preservação

Técnicos do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santana do Parnaíba, do Instituto Brookfield e gestores da Reserva Biológica Municipal Tamboré, também em Santana do Parnaíba, fizeram uma visita técnica à da Base de Estudos de Ecologia e Educação Ambiental, naSerra do Japi, nessa quinta-feira (3). A visita teve como objetivo a integração e o intercâmbio de conhecimentos na gestão de unidades de conservação de proteção integral.

Os visitantes conheceram a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, a estrutura da Base de Estudos de Ecologia e Educação Ambiental e a Fundação Serra do Japi, recém-criada pela Prefeitura para desenvolver ações de preservação, proteção e recuperação da Serra.

A Reserva Biológica Municipal Tamboré é a maior Reserva Biológica inserida em área urbana. Tem cerca detrês milhões de metros quadrados de área, enquanto a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, em área rural, possui uma área de 20 milhões de metros quadrados.

LEIA TAMBÉM
Prefeito orienta ajustes do Plano Diretor Participativo
Plano Diretor confirma novo cronograma de fechamento
Primeira-dama visita programa ‘Energiza Jundiaí’ na Serra do Japi

Na visita, foram discutidos os problemas comuns que envolvem a gestão dessas unidades de conservação e as formas como cada município está lidando com a situação. Também foi discutido o Plano de Manejo da Reserva Biológica, que já está sendo finalizado em Santana do Parnaíba, e em Jundiaí está em fase de estudo de revisão.

O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, também participou da reunião técnica e apresentou a ação da Divisão Florestal da GM na Serra do Japi.

SJapi BaseEco Visita ReBio Tamboré Conhecer 1

Os visitantes também conheceram a situação da Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi

Participaram da reunião o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Júnior; Antônio Carlos Momesso, Jairo de Cássio Pereira, Alexandre Baietti e Ronaldo Pereira pela Prefeitura de Jundiaí e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente; Stephanie Cristina Bonone e Beatriz Galekas pela Prefeitura de Santana do Parnaíba e Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Amarildo Emanuel Jordão, Elifas Morais Alves, Elicarlos Gomes Amorim, Deborah Carvalho e Renato Rodante pelo Instituto Brookfield.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 04/12/2015

Fundação Serra do Japi

Av. da Liberdade, s/nº – 8º andar ala norte - Jundiaí – SP
(Paço Municipal Nova Jundiaí)
☎ +55 11 4589-8562

Av. Brazil Tãmega s/nº - Jundiaí – SP
(Base Ecológica da Serra do Japi)
☎ +55 11 3317-5058

*Para informações sobre visitas monitoradas (Projeto Nossa Serra) nos finais de semana e feriados ligar para:

☎ +55 11 4589-8566


Fundação Serra do Japi | Desenvolvido por CIJUN