Jundiaí chega a 300 espécies de aves em portal ornitológico
20/01/2016
O município de Jundiaí atingiu a marca de 300 espécies de aves registradas com fotos ou sons no maior espaço eletrônico e colaborativo do ramo no Brasil, o portal WikiAves. Trata-se de mais de 16% do total de 1.858 espécies apontadas pelo trabalho entre mais de 5.500 municípios de todo o País, que indica a importância de seu território dentro do setor ambiental brasileiro.
LEIA TAMBÉM
Rã inédita da Serra do Japi ganha repercussão nacional
Mantido por voluntários, o portal Wikiaves tem conteúdo interativo e direcionado para a comunidade brasileira de observadores de aves com o objetivo de apoiar a atividade, fornecendo ferramentas gratuitas para controle de fotos, sons, textos, identificação de espécies e comunicação entre observadores.
A lista é importante, além da diversidade registrada, porque muitos trabalhos mostram a relação entre esse fenômeno e a condição do meio ambiente. As espécies registradas, sejam de mata atlântica ou cerrado, incluem aquelas que vivem no território e também as migratórias, que passam pelo município em diversas épocas do ano, principalmente no período de reprodução principal entre setembro e março.
Ambiente x espécies
Entre os fotógrafos voluntários que fazem registros está, por exemplo, o ecólogo Renan Augusto Bonança (autor de estudo sobre o tema “cobertura arbórea x diversidade ornitológica”, desenvolvido com o uso de ferramentas de bioestatística).
Prefeitura de Jundiaí