Arquivo de Notícias

Comitê de Combate a Incêndios traça planos para estiagem

21/03/2016

O Comitê de Combate a Incêndios, formado no ano passado com objetivo de materializar ações referentes a incêndios e soltura de balões, reuniu-se nessa sexta-feira (18), na sede da Guarda Municipal. Foi o primeiro encontro do ano e a pauta teve como principal foco discussão de ações de proteção da Serra do Japi.

Estratégias para enfrentar o período de estiagem foram delineadas a partir de resultados obtidos no trabalho realizado no ano passado. Em Jundiai, a Divisão Florestal da GM vai ficar responsável pelas ações preventivas e de combate a focos de incêndio, com o fornecimento de equipamentos e homens. A GM vai ter à disposição, inclusive, o caminhão-pipa da Unidade de Serviço 5, da Prefeitura.

Encontro discutiu detalhes de futuras ações contra incêndio na Serra

A Secretaria de Planejamento e Meio ambiente ficou encarregada de elaborar um mapa, dividido em quadrantes, indicando coordenadas de latitude e longitude, que vai ser disponibilizado a todos os integrantes do Comitê para melhor identificação do local de eventuais focos de incêndio na Serra.

De acordo com o comandante da Guarda, José Roberto Ferraz, todo o cadastramento de moradores na área do entorno da Serra do Japi vai ser refeito. “Vamos fazer a atualização na região de Jundiaí e Cabreúva, para que dados sobre proprietários de imóveis naquela região sejam melhor orientados para não fazer uso de fogo na estiagem”, explicou Ferraz.

Também vai ser retomada a formação de Brigada de Incêndios Voluntária, por meio da Fundação Serra do Japi, formada por voluntários já cadastrados. A brigada tem a incumbência de viabilizar auxílio de terceiros em ações de combate a incêndio na serra. Vão ser realizados ainda treinamentos de pessoal para combate a incêndios por meio da parceria com a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, nos mesmos moldes do ano anterior. A atividade tem como objetivo aprimorar ações estratégicas de combate a focos de incêndios.

Como medida de prevenção, vai ser trabalhada em forma de campanhas de combate a incêndios e soltura de balões, para proteção da Serra do Japi.

A reunião contou com a participação de representantes de órgãos públicos de Jundiaí, Cabreúva e de Cajamar, entre eles, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente de Cabreúva, Corpo de Bombeiros de Jundiaí, Fundação Serra do Japi, Guarda Municipal Ambiental de Cajamar, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), e AutoBAn.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 21/03/2016

Fundação Serra do Japi

Av. da Liberdade, s/nº – 8º andar ala norte - Jundiaí – SP
(Paço Municipal Nova Jundiaí)
☎ +55 11 4589-8562 | +55 11 4589-8445

Av. Brazil Tãmega s/nº - Jundiaí – SP
(Base Ecológica da Serra do Japi)
☎ +55 11 3317-5058

Projeto Nossa Serra

Para informações sobre visitas monitoradas (Projeto Nossa Serra) nos finais de semana e feriados ligar para:
☎ +55 11 4589-8566


Fundação Serra do Japi | Desenvolvido por CIJUN