Encontro discute práticas religiosas na Serra do Japi

Publicada em 28/01/2019 às 16:11

Encontro visa encontrar pontos em comum entre religiões africanas e preservação da Serra do Japi

Uma reunião entre representantes da Fundação Serra do Japi (FSJ), da Diretoria de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano (UGPUMA), da Assessoria de Políticas para Igualdade Racial e de praticantes de religiões de matriz africana de Jundiaí e Região discutiu formas de conciliar as práticas religiosas com a preservação da Serra do Japi. O encontro foi realizado no domingo (27) na sede da FSJ, no bairro Santa Clara.

Segundo a superintendente da Fundação, Vânia Plaza Nunes, o debate foi muito positivo. “Foram apresentados os preceitos das diferentes religiões pelos praticantes, tanto do Candomblé quanto da Umbanda, bem como as questões ligadas à Serra, como o tombamento e a lei que rege o uso do território. A ideia é encontrar pontos em comum entre as religiões e a preservação da área”, disse.

A reunião também contou com a participação de Sílvia Merlo, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, e de Rogério Cabrera, do Conselho da Serra do Japi. Os participantes foram divididos em grupos de cerca de 25 pessoas para responder questionamentos propostos. “As respostas servirão de base para a continuidade do trabalho. Outras reuniões serão realizadas a fim de avançar nessa questão”, pontuou Vânia.

Para a assessora municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Isabela Galdino, essa aproximação é fundamental na medida que existem muitos pontos em comum entre as religiões de matriz africana e a preservação da Serra. “Vamos analisar agora a viabilidade das propostas apresentadas e continuar com a ação conjunta para que as práticas religiosas e o trabalho de preservação desenvolvido pela FSJ sejam realizados em harmonia”, destacou.

Na ocasião, dez representantes foram escolhidos para compor uma comissão que vai acompanhar e discutir a questão das práticas religiosas e a preservação da Serra do Japi.

Foto: Divulgação

Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2019/01/encontro-discute-praticas-religiosas-na-serra-do-japi/