Projeto de extensão do IG integra conhecimento técnico-científico com saber popular

Publicada em 18/05/2023 às 14:42

No dia 13 de maio ocorreu uma oficina de mapeamento participativo na sede da Fundação Serra do Japi, localizada em Jundiaí (SP). O evento integra o projeto de extensão “(Re)conhecer para preservar: mapeamento participativo na Serra do Japi-SP”, coordenado pelo geógrafo do IG Salvador Carpi Júnior. O projeto conta com participação dos estudantes de pós-graduação e graduação da Unidade Sarah Andrade Sampaio, Paulo Roberto da Silva Rufino, Gustavo Palma de Andrade Santos, além de Regiane de Souza, professora da rede Estadual de Ensino, e Ricardo Dagnino, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O evento contou com a participação de pessoas interessadas na defesa e valorização do patrimônio natural e cultural da Serra do Japi, tais como moradores e trabalhadores locais, frequentadores, pesquisadores, membros de conselho da Serra e do Conselho Municipal de Meio Ambiente – (COMDEMA). “A realização deste trabalho reforça a importância de projetos de extensão apoiados pelo IG, pois promove a integração do conhecimento técnico-científico dos alunos envolvidos, com os saberes próprios da população local e dos integrantes de órgãos de gestão local e regional, beneficiando a todos os atores sociais atuantes na Serra do Japi e arredores”, destaca Salvador Carpi Júnior.

Os participantes da oficina tiveram a oportunidade de comentar, apontar e denunciar situações de risco ambiental, bem como valorizar e descrever aspectos positivos e ações de defesa e recuperação ambiental. Todas as informações mapeadas e anotadas estão sendo organizadas e serão plotadas em mapa impresso final em outros materiais gráficos para serem apresentadas no próximo mês de junho em evento presencial. Vai ser criada igualmente uma versão online do mapa participativo para que possa ser sempre atualizado com novas informações que venham a ser acrescentadas ou corrigidas.

Por Eliane Fonseca Daré, com informações de Salvador Carpi Júnior

Fotos: arquivo pessoal

Fonte: IG – UNICAMP

Matéria Original