Fundação Serra do Japi promove encontro virtual sobre a avifauna nas florestas paulistas

Publicada em 04/08/2023 às 12:28

A Fundação Serra do Japi promoveu um encontro virtual para discutir a situação da avifauna nas florestas e parques paulistas. A 13ª roda de conversa promovida pela Fundação reuniu Mauricio Forlani, biólogo, Mestre em Zoologia pela USP e gerente de Pesquisa da AMPARA Silvestre; e Vagner Cavarzere, doutor em Zoologia pela USP e professor do Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu. O encontro foi mediado pela superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.

“As mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes. E se não cuidarmos do planeta, essas criaturas frágeis, que são as aves, são muito atingidas. Aqui na Serra do Japi, por exemplo, temos uma população enorme de aves”, disse a superintendente.

O professor Vagner Cavarzere mostrou dados coletados durante 20 anos de pesquisa sobre a não detecção das espécies de aves florestais no interior do estado e como o desmatamento prejudica a existência das espécies.

A Serra do Japi é uma importante área remanescente de Mata Atlântica, com grande parte tombada como patrimônio natural e uma Reserva Biológica do município de Jundiaí, cujas florestas nativas, constituídas de matas secundárias em processo adiantado de regeneração, são especiais, pois resultam do encontro da floresta ombrófila com a floresta semidecidual do planalto. A avifauna da Serra do Japi é rica em número de espécies, podendo chegar a cerca de 330, levando-se em conta nossas observações e a escassa bibliografia sobre suas aves.

“A ideia que a gente vem trabalhando é que no dia a dia, as pessoas podem e devem se conectar com a biodiversidade para despertar esse primeiro olhar. E as pessoas tendem a cuidar mais daquilo que elas conhecem”, disse o professor Mauricio Forlani.

O encontro pode ser acompanhado através deste link.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2023/08/fundacao-serra-do-japi-promove-encontro-virtual-sobre-a-avifauna-nas-florestas-paulistas/