Fundação prepara nova fase do programa ‘Conhecer para Preservar’ com foco em alunos do ensino médio
PorOa Jundiaí14/04/2025
A Fundação Serra do Japi já prepara a segunda fase do programa Conhecer para Preservar, lançado no sábado (12) pela Fundação e pela Prefeitura de Jundiaí.
A nova etapa será voltada para estudantes do ensino médio, com atividades práticas de campo e pernoite na Base Ecológica da Serra. A primeira fase do programa já está em andamento, com visitas institucionais à Reserva Biológica (Rebio).

“Estamos finalizando o projeto pedagógico para iniciar uma vivência ambiental com os alunos. A proposta é que cheguem na sexta-feira, passem a noite na base e participem de atividades durante todo o sábado. A Serra do Japi será um laboratório vivo, com estudos de ecologia, geologia, geografia e recursos hídricos, conectando o conteúdo das aulas à experiência no território”, explica o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flavio Gramolelli Jr.
As visitas da primeira fase são agendadas, monitoradas e voltadas à educação ambiental. Destinam-se a instituições públicas e privadas, como escolas, universidades, conselhos municipais, secretarias e órgãos ambientais, interessadas em conhecer a Serra e compreender seu papel na conservação da biodiversidade.
As atividades acontecem dentro da Reserva Biológica (Rebio), unidade de conservação de proteção integral conforme a classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o que exige regras específicas para acesso e permanência.
Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), André Ferrazzo, o programa é uma estratégia para aproximar a população das áreas naturais protegidas.
“A proposta é apresentar essas áreas públicas para que as pessoas possam conhecê-las de perto, estabelecer um contato mais profundo com a natureza e entender a importância de sua preservação”, afirma.

Prefeito Martinelli: ” iniciativa integra as ações do programa Escola da Gente. FOTO: PMJ
O prefeito Gustavo Martinelli destacou que o Conhecer para Preservar integra as ações do programa Escola da Gente, voltado à rede municipal de ensino.
“As visitas monitoradas são fundamentais para promover a educação ambiental. A ideia é trabalhar com os 37 mil alunos da rede municipal para formar uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade”, afirmou.
A proposta, segundo a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Educação, Andrea Fernandes Gimenes Ferreira, é tornar as escolas multiplicadoras de práticas sustentáveis.
“É uma oportunidade única de aprendizado, com vivências que aproximam os estudantes da natureza”, disse.