Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Serra do Japi é destaque em programa da Rede Alesp, mas algumas imagens de apoio não retratam a região

Publicada em 31/07/2025 às 15:04

POROA JUNDIAÍ30/07/2025

A Serra do Japi foi tema do segundo episódio do programa Ecocidadão, exibido pela Rede Alesp no último sábado (26). A produção tem caráter educativo e busca sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e os impactos das escolhas humanas no planeta.

O episódio contou com entrevistas e imagens captadas na reserva, mas também incluiu cenas genéricas de florestas, corredeiras e cachoeiras que não pertencem à região — o que não foi informado ao público durante a exibição.

Com 350 km² de extensão, dos quais 191,7 km² são protegidos por tombamento estadual, a Serra do Japi é um dos últimos remanescentes de floresta contínua no interior de São Paulo.

Localizada entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, a área é reconhecida pela sua biodiversidade, relevância ecológica e pelo papel na proteção de recursos hídricos — motivo pelo qual o geógrafo Aziz Ab’Saber a batizou de “castelo das águas”.

Durante o programa, especialistas e técnicos da Fundação Serra do Japi, responsável pela gestão da reserva, destacaram ações de preservação e educação ambiental desenvolvidas na região.

Entre os entrevistados estão o superintendente da fundação, Flávio Gramolelli Junior, o diretor técnico Wagner de Paiva e o biólogo Ronaldo Pereira.

“O programa da Rede Alesp é uma importante iniciativa para divulgar ações de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Ficamos honrados em participar”, afirmou Gramolelli.

As gravações acompanharam atividades como trilhas monitoradas, oficinas com crianças e visitas de estudantes ao Centro de Referência em Educação Ambiental (CREA) e à base ecológica da reserva.

O conteúdo aborda a legislação municipal de proteção da Serra, vigente em Jundiaí desde os anos 2000, que limita a ocupação do território e estabelece diretrizes rigorosas para o uso das propriedades.

Também são apresentados dados sobre pesquisas científicas em andamento, que estudam espécies endêmicas, como a borboleta “88” e o sapo “pingo de ouro”, além da flora típica de transição entre Mata Atlântica e cerrado.

Apesar do mérito do programa e da abordagem técnica das entrevistas, a edição incluiu imagens de cachoeiras e paisagens que não fazem parte da Serra do Japi. A ausência de indicação sobre a origem dessas cenas pode induzir o público ao erro, criando uma representação visual imprecisa da reserva.

O programa Ecocidadão está disponível no canal 12.3 (UHF) em Jundiaí e também pode ser assistido pelo YouTube: assista aqui.

Criada em junho deste ano, a série tem o objetivo de demonstrar que o desenvolvimento humano pode caminhar em conjunto com a proteção ambiental, a partir de experiências bem-sucedidas em diversas regiões do estado.


Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2025/07/serra-do-japi-e-destaque-em-programa-da-rede-alesp-mas-algumas-imagens-de-apoio-nao-retratam-a-regiao/