Prefeitura de Santana do Parnaíba visita Serra do Japi
04/12/2015
Técnicos do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santana do Parnaíba, do Instituto Brookfield e gestores da Reserva Biológica Municipal Tamboré, também em Santana do Parnaíba, fizeram uma visita técnica à da Base de Estudos de Ecologia e Educação Ambiental, naSerra do Japi, nessa quinta-feira (3). A visita teve como objetivo a integração e o intercâmbio de conhecimentos na gestão de unidades de conservação de proteção integral.
Os visitantes conheceram a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, a estrutura da Base de Estudos de Ecologia e Educação Ambiental e a Fundação Serra do Japi, recém-criada pela Prefeitura para desenvolver ações de preservação, proteção e recuperação da Serra.
A Reserva Biológica Municipal Tamboré é a maior Reserva Biológica inserida em área urbana. Tem cerca detrês milhões de metros quadrados de área, enquanto a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, em área rural, possui uma área de 20 milhões de metros quadrados.
LEIA TAMBÉM
Prefeito orienta ajustes do Plano Diretor Participativo
Plano Diretor confirma novo cronograma de fechamento
Primeira-dama visita programa ‘Energiza Jundiaí’ na Serra do Japi
Na visita, foram discutidos os problemas comuns que envolvem a gestão dessas unidades de conservação e as formas como cada município está lidando com a situação. Também foi discutido o Plano de Manejo da Reserva Biológica, que já está sendo finalizado em Santana do Parnaíba, e em Jundiaí está em fase de estudo de revisão.
O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, também participou da reunião técnica e apresentou a ação da Divisão Florestal da GM na Serra do Japi.
Participaram da reunião o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Júnior; Antônio Carlos Momesso, Jairo de Cássio Pereira, Alexandre Baietti e Ronaldo Pereira pela Prefeitura de Jundiaí e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente; Stephanie Cristina Bonone e Beatriz Galekas pela Prefeitura de Santana do Parnaíba e Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Amarildo Emanuel Jordão, Elifas Morais Alves, Elicarlos Gomes Amorim, Deborah Carvalho e Renato Rodante pelo Instituto Brookfield.
Prefeitura de Jundiaí