ICMBio promove capacitação para o combate de incêndios florestais em Jundiaí
Na última semana, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu uma capacitação para o combate de incêndios floreais em Jundiaí. O treinamento reuniu cerca de 20 brigadistas de Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus e Várzea Paulista. Participaram da formação Guardas Municipais da Divisão Florestal de Jundiaí e também das outras duas cidades.
O curso faz parte do projeto “Olhos da Serra”, com financiamento do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), e com o apoio da Fundação Serra do Japi. “A capacitação foi muito importante, pois o ICMBio trouxe o conhecimento de técnicas diferentes de combate a incêndios florestais para os agentes e que eles não estão tão familiarizados. Essa medida fortalece o trabalho de prevenção e combate, especialmente com a chegada das altas temperaturas”, disse a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.
Raoni Japiassu Merisse, analista ambiental do ICMBio, ressalta a importância do curso: “A vegetação aqui na região é formada, quase que na sua totalidade, por fragmentos de Mata Atlântica. Nós buscamos aperfeiçoar as técnicas dos agentes por meio de experiências de combate ao fogo em diferentes biomas. Isso vai facilitar o trabalho aqui em toda a região de Jundiaí, pois com mais conhecimento, o combate é ainda mais rápido”, reforçou.
Na capacitação, os alunos aprendem técnicas de combate a incêndio direto e indireto, como construção de linhas de defesa; fundamentos de maquinário motorizado, como as motobombas. Também é avaliada a conduta do brigadista: o trabalho em equipe e a capacidade de seguir orientações em campo, já que estas habilidades podem ser decisivas quando estão em campo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Divulgação