Fundação Serra do Japi lança conteúdos para o trabalho de educação ambiental com as crianças
Publicada em 05/04/2024 às 15:03
Na manhã de quinta-feira (04), a Fundação Serra do Japi, em parceria com o Consórcio PCJ, lançou dois vídeos institucionais que serão usados nos trabalhos de educação ambiental junto às crianças da rede municipal de ensino. A ação se soma ao relançamento de um gibi que também é usado nas atividades. O encontro contou com a participação da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
“Um dos principais objetivos da Fundação são as atividades de Educação Ambiental e que trazem à população um despertar de uma consciência coletiva para a preservação. Quando pensamos esse trabalho com as crianças, buscamos abrir a mente de cada uma para a ciência e para a importância da preservação do meio ambiente. Por isso, idealizamos, elaboramos e confeccionamos os gibis e os vídeos”, disse a superintendente da Fundação, Vânia Plaza Nunes.
Os objetivos específicos do projeto desenvolvido pela Fundação Serra do Japi são a promoção da educação ambiental em toda a Serra do Japi, a estimulação de ações de conscientização da importância da Serra com foco na preservação e a aproximação do cidadão à Serra do Japi.
“As ações de educação ambiental promovidas pela Fundação potencializam o projeto pedagógico desenvolvido pela rede municipal. O programa Escola Inovadora, por meio da metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, tem como objetivo levar para a vida o conteúdo visto no livro e em sala de aula, além do contato das crianças com os espaços públicos e com a natureza. Tudo isso gera um grande impacto positivo na vida delas, especialmente em relação à importância da preservação da nossa Serra do Japi”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
No encontro, os coordenadores das unidades de ensino também conheceram o material e o planejamento de ações para o ano. Além dos projetos de educação ambiental promovidos pela Fundação Serra do Japi nas escolas municipais, alinhada às propostas do programa Escola Inovadora, existe o “Programa Moramos, cuidamos e preservamos”, do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE), somando-se às atividades de aprendizagem e desemparedamento já em prática pelas unidades escolares da rede.
“É fundamental a aproximação da comunidade, principalmente das crianças, em relação à importância do ambiente natural, já que são tantos recursos naturais existentes na Serra do Japi, como a floresta, fauna, água, entre outros atributos ambientais. Por isso, estamos fortalecendo as ações”, completa a superintendente da Fundação.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação