Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Procedimentos para Pesquisa Científica

Para o desenvolvimento de projeto de pesquisa científica na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas deverão seguir os procedimentos do Decreto Municipal 24.243/12.

Elaboração do Projeto

Os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi deverão ser redigidos em português e ter a seguinte estrutura:

Título – deve dar uma ideia clara e sucinta do projeto;

Objetivo(s) – define o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa. Deve ser realista e factível diante dos meios e métodos disponíveis, e manter coerência com o problema descrito no projeto. Caso haja mais de um objetivo, cada um deles deve ser expresso separadamente na ordem de sua importância.

Justificativa – discute a importância do projeto e quanto é oportuna a sua execução. Deve explicar porque executar o projeto e qual o seu público-alvo.

Material e Métodos – apresenta como as atividades serão desenvolvida(s) pelo(s) autor(es), devendo:

Indicar o(s) local(is) onde o projeto será desenvolvido e, quando for o caso delimitar a área dentro da unidade onde será(ão) feito(s) o(s) estudo(s);

Especificar o material a ser estudado e sua origem;

Detalhar o(s) método(s) e técnicas(s) a serem utilizados;

Projetos de comunicação ambiental, sociologia, economia e outros, com previsão de uso de formulários de avaliação, entrevistas e outras formas de levantamento e coleta de informações e conhecimento, devem ser detalhados neste item;

Se o(s) método(s) e técnicas(s) a serem adotados já se encontram publicados, descrever sucintamente e referenciar por citação;

Em caso de coleta, descrever os materiais a serem capturados e ou coletados, a quantidade e a natureza e a instituição depositária.

Referências Bibliográficas – relaciona os trabalhos mencionados no texto. A lista deve ser ordenada alfabeticamente, pelo sobrenome do autor citado.

Cronograma Físico – indica o prazo e o tempo em que serão executadas as diversas fases do projeto. Explicitar o período e ano em que as atividades serão desenvolvidas.

Origem dos recursos – especifica a(s) instituição(ões) que dará(ão) suporte financeiro às atividades do projeto.

O projeto deve seguir o modelo proposto nestas Normas, ou outro adotado pela universidade, instituição ou órgão financiador de pesquisa, desde que contemple os itens acima mencionados.

Encaminhamento e tramitação do Projeto

A documentação necessária para o desenvolvimento de projeto deverá ser encaminhada com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do início do trabalho,  (toda a documentação solicitada) por  e-mail  em “pdf“, para:

Figura email

e-mail: fundacaoserradojapi@jundiai.sp.gov.br

Documentação necessária além do projeto descrito acima:

➔ Ofício, em papel timbrado da instituição de ensino solicitante, apresentando o professor orientador e o aluno pesquisador;

➔ Solicitação de Autorização de pesquisa (anexa); modelo solicitação de autorização

➔ Cópia da autorização SISBIO/ICMBio quando o projeto prever atividades de coleta de amostras da biodiversidade como:

captura, coleta e manipulação de material zoológico, de qualquer natureza, no todo ou em partes;

coleta de material botânico de qualquer natureza;

coleta de material fúngico e microbiológico.

➔ Declaração de compromisso para realização de pesquisas científicas em unidades de conservação (anexa) DECLARAÇÃO-DE-COMPROMISSO-PARA-REALIZAÇÃO-DE-PESQUISAS, devidamente assinada;

➔ Cópia da autorização CGen/IBAMA quando houver acesso a componente do patrimônio genético, para desenvolvimento tecnológico ou bioprospecção, visando a aplicação industrial ou de outra natureza.

Certificado de aprovação pela Comissão de Ética, quando houver procedimentos para uso científico de animais.

Procedimento para uso da Base Ecológica, (DECRETO Nº 24.243, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2012),  devidamente assinado. Procedimentos para a Base Ecológica 

Recebida pela Fundação Serra do Japi, a documentação será apreciada pelos responsáveis. Se aprovado, o projeto será encaminhado à Administração da Reserva Biológica, com a devida autorização, e o autor será notificado sobre sua aprovação.
No caso da não aprovação, o(s) autor(es) será(ão) devidamente informado(s).
Mesmo aprovado, o projeto só poderá ser executado se observadas as determinações estabelecidas pela legislação vigente, referenciadas nestas Normas.
As autorizações deverão ser renovadas anualmente.

Outras informações, entre em contato conosco.

« página anterior  ~  voltar para pesquisa científica