Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Trilha do Paraíso

Figura Seta → laranja

Nível de dificuldade médio

Esta trilha tem inicio nas coordenadas 301142E/7427525S a 1083 m de altitude, situada em uma bifurcação com a Trilha Nações Unidas. Apresenta 2200 metros de extensão e largura variando de 3 a 3,5 m finalizando na bifurcação com a Trilha das Hortênsias/Bromélias (coordenadas 300157E7428685S) a 100 m de altitude. Antigamente, era conhecida como Estrada da Rocinha, Presume-se que possivelmente pode ser exercido uma pequena roça nesse caminho. Atualmente é conhecida como Trilha do Paraíso, em virtude de ser o acesso a cachoeira do mesmo nome (coordenadas 300323E/7428191S) a 1074 m de altitude, denominação dada por pesquisadores da Unicamp.

Essa trilha é muti requisitada por visitantes tanto da Base Ecológica como pelo Programa de Visitas Monitoradas, oque ocasionou impactos paisagísticos, principalmente no entorno de cachoeira. Por esse motivo a trilha foi interditada alguns meses para que a vegetação pudesse se regenerar, sendo posteriormente liberada para grupos com no máximo quinze pessoas, em uma frequência temporal de  uma visitação a cada semana. Já foi realizada por reavaliar a utilização desse espaço. A distância percorrida pelos visitantes desde o inicio da Trilha da Biquinha, passando por um trecho da Trilha Nações Unidas e finalizando na cachoeira da alta diversidade biológica e a trilha margeando e atravessando  Córrego do Lameirão.

Até a cachoeira Paraíso existem alguns trechos com problemas de erosão e após esse local a trilha encontra-se praticamente abandonada , com pontes quebradas, oque impede a passagem da viatura da Divisão Florestal e impossibilitando assim o trabalho de fiscalização e eventuais ações de resgate e socorro.

 

« trilha anterior  ~  próxima trilha »

Reserva Biológica da Serra do Japi.

⁂ Circuitos Visitáveis dentro da Reserva.