Guarda Municipal de Jundiaí anuncia reforços na proteção

Publicada em 08/03/2016 às 14:50

08/03/2016

Um encontro de integrantes da Divisão Florestal, unidade da Guarda Municipal que atua no território de gestão da Serra do Japi, marcou, nesta terça-feira (8), a entrega dos novos uniformes do grupo e mais uma série de novidades no trabalho desenvolvido no aspecto da proteção ambiental. As medidas foram adotadas com prioridade, atendendo a um pedido do prefeito Pedro Bigardi.

“Estávamos há 18 anos esperando esse equipamento. É importante aumentarmos a segurança dos guardas dentro da mata, porque, se na cidade é possível chamar reforços, dentro da Serra é difícil passarmos uma localização exata”, explica o subcomandante Paulo Vicente Soares, que participou do evento mesmo ainda convalescente de imprevistos de saúde.

SJapi BaseEco GMJ Uniforme Novo 20160308

Guardas Municipais de Jundiaí apresentam os uniformes que receberam para o trabalho de proteção à Serra do Japi

O pacote também é integrado por uma nova câmera de videomonitoramento no chamado posto de vigilância 1 (levando para dois os equipamentos de vigilância de incêndios) e testes de um aparelho extra capaz de detectar balão de tocha acesa a 500 metros de altura acima dele. Duas novas viaturas – um jipe Troller e uma caminhonete 4×4 equipada para o combate a incêndios – também reforçam o trabalho do grupo.

“A conservação da Serra do Japi é uma das prioridades do governo, que apenas regularizou duas áreas previstas desde 2002. Mas, com o novo Plano Diretor essa proteção, vai se estender de um lado com mais cuidados, com o Ribeirão Caxambu, e de outro lado, com a Serra dos Cristais, na região do Castanho. A zona rural e de mananciais também fica mais definida, cuidando dessa forma do cinturão verde de Jundiaí que garante qualidade de vida e do meio ambiente”, citou o diretor Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Um convênio entre Guarda Municipal e Fundação Serra do Japi, de acordo com o comandante José Roberto Ferraz, é um outro passo em preparação para melhorar a capacidade de fiscalização do setor público. “Mas é preciso lembrar que a Serra, embora com grande mérito dos jundiaienses em sua preservação, não é de apenas uma cidade. Vamos reforçar a busca de cooperação nos próximos encontros do comitê intermunicipal”, afirmou lembrando que Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus também possuem partes da Serra do Japi.

A Guarda Municipal também deve reforçar novamente este ano as campanhas de conscientização de moradores da Serra e do entorno.

Prefeitura de Jundiaí

Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2016/03/serra-do-japi-guarda-municipal-anuncia-reforcos-na-protecao/