Fundação Serra do Japi | https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

Pedro Bigardi assina lei que cria a Fundação Serra do Japi

Publicada em 08/03/2015 às 17:48

A chuva insistente que caía na manhã deste domingo (8) deu um brilho especial à comemoração dos 32 anos de tombamento da Serra do Japi, realizada pela Prefeitura de Jundiaí na Base Ecológica. A data foi marcada pela assinatura do prefeito Pedro Bigardi na lei que cria a Fundação Serra do Japi, um novo órgão de apoio à preservação da serra.

“A Serra do Japi tem um histórico longo de luta, de ações de preservação, desde (o ex-prefeito) Vasco Venchiarutti até o tombamento. Agora, damos um passo adiante. A gente precisava de um órgão que cuidasse integralmente da Serra. E esse é o principal papel da fundação, que também terá mais autonomia para buscar recursos”, destacou Pedro Bigardi.

FOTOS DO EVENTO

Assinatura marca comemoração de 32 anos do tombamento

Assinatura marca comemoração de 32 anos do tombamento

O prefeito explicou que, com a fundação, as ações para a preservação vão avançar ainda mais, inclusive com a instalação de novas câmeras de monitoramento. “A partir de agora temos um órgão que vai pensar e cuidar da Serra 24 horas por dia.”

Emocionada, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, comemorou mais essa conquista. “Jundiaí tem uma relação de zelo e empoderamento com a Serra. Depois do tombamento, a criação da fundação é outro momento histórico e significativo nessa relação.”

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama, Margarete Geraldo Bigardi, da presidente do Conselho de Gestão da Serra do Japi, Rosana Ferrari, da presidente do Compac, Maria Angélica Ribeiro, do vereador Leandro Palmarini, representado a Câmara, diversos secretários municipais e representantes da Sociedade Amigos de Bairro Santa Clara. A escritora Sônia Cintra também participou do evento e doou um exemplar do livro “Cantares do Japi” para a fundação.

Após a assinatura, o prefeito visitou as instalações da Base Ecológica, que recebeu também, como parte da comemoração, uma série de painéis especiais contando um pouco sobre a história da Serra do Japi.

A presidente do Compac, Maria Angélica, lembrou que apesar de a Serra já ser tombada pelo Condephaat (órgão estadual), a criação de uma fundação é fundamental no sentido de preservá-la. “Essa é a melhor iniciativa em termos de zeladoria de patrimônio. É o maior movimento de preservação de um bem tombado, porque vai garantir que o tombamento permaneça”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, também comemorou a conquista e destacou a importância da fundação. “É mais uma ferramenta de auxílio na preservação dos 92 km² de área tombada da Serra. Fico muito feliz com essa ação.” A GM conta com uma Divisão Florestal que atua na área, ajudando na preservação e conservação da Serra do Japi.

Painéis contam detalhes da Serra do Japi

Painéis contam detalhes da Serra do Japi

A fundação
Com atuação em todo o território de gestão da Serra do Japi, a fundação vai ser operada por um Conselho Curador formado por três representantes do Gabinete do Prefeito, da Secretaria de Administração e Gestão e da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, todos responsáveis pelo andamento dos trabalhos.

Outra estrutura da nova entidade, uma fundação de direito público, será o Conselho Fiscal, também formado por três representantes da Secretaria de Finanças, da Secretaria de Administração e Gestão e do Conselho Gestor do Território da Serra do Japi.

Um dos objetivos previstos em lei é permitir a ampliação de convênios e parcerias, inclusive internacionais.

Prefeitura de Jundiaí

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/2015/03/pedro-bigardi-assina-lei-que-cria-a-fundacao-serra-do-japi/