Guarda Municipal de Jundiaí anuncia reforços na proteção
08/03/2016
Um encontro de integrantes da Divisão Florestal, unidade da Guarda Municipal que atua no território de gestão da Serra do Japi, marcou, nesta terça-feira (8), a entrega dos novos uniformes do grupo e mais uma série de novidades no trabalho desenvolvido no aspecto da proteção ambiental. As medidas foram adotadas com prioridade, atendendo a um pedido do prefeito Pedro Bigardi.
“Estávamos há 18 anos esperando esse equipamento. É importante aumentarmos a segurança dos guardas dentro da mata, porque, se na cidade é possível chamar reforços, dentro da Serra é difícil passarmos uma localização exata”, explica o subcomandante Paulo Vicente Soares, que participou do evento mesmo ainda convalescente de imprevistos de saúde.
O pacote também é integrado por uma nova câmera de videomonitoramento no chamado posto de vigilância 1 (levando para dois os equipamentos de vigilância de incêndios) e testes de um aparelho extra capaz de detectar balão de tocha acesa a 500 metros de altura acima dele. Duas novas viaturas – um jipe Troller e uma caminhonete 4×4 equipada para o combate a incêndios – também reforçam o trabalho do grupo.
“A conservação da Serra do Japi é uma das prioridades do governo, que apenas regularizou duas áreas previstas desde 2002. Mas, com o novo Plano Diretor essa proteção, vai se estender de um lado com mais cuidados, com o Ribeirão Caxambu, e de outro lado, com a Serra dos Cristais, na região do Castanho. A zona rural e de mananciais também fica mais definida, cuidando dessa forma do cinturão verde de Jundiaí que garante qualidade de vida e do meio ambiente”, citou o diretor Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
Um convênio entre Guarda Municipal e Fundação Serra do Japi, de acordo com o comandante José Roberto Ferraz, é um outro passo em preparação para melhorar a capacidade de fiscalização do setor público. “Mas é preciso lembrar que a Serra, embora com grande mérito dos jundiaienses em sua preservação, não é de apenas uma cidade. Vamos reforçar a busca de cooperação nos próximos encontros do comitê intermunicipal”, afirmou lembrando que Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus também possuem partes da Serra do Japi.
A Guarda Municipal também deve reforçar novamente este ano as campanhas de conscientização de moradores da Serra e do entorno.
Prefeitura de Jundiaí