monitoria | informativos
Olá monitor,
Aqui você encontra algumas orientações e informativos necessários
para melhor eficiência do seu trabalho de monitoria.
Este é um ambiente restrito onde estas
informações não estão expostas ao público.
Procedimento antes da visita
O monitor estando recadastrado, através do formulário [baixar versão de Word] que é utilizado anualmente para publicação na Imprensa Oficial, poderá realizar as monitorias do programa de visitas.
Os visitantes ao consultarem a Programação de Visitas Monitoradas e a Relação de contatos dos monitores entram em contato com um ou mais monitores demonstrando a intenção de participar da visita individualmente ou em grupo. A quantidade de integrantes por grupo varia de acordo com o circuito.
Para ocorrer uma visita monitorada, o monitor deverá enviar previamente* o Requerimento para Visitas Monitoradas [baixar versão de Word] preenchido (não é mais necessário).
*devido procedimentos administrativos e necessidade de remeter a Guarda Municipal de Jundiaí a relação dos visitantes, é necessário enviar o requerimento com três dias úteis antes da visita, salvo exceções com um dia útil pela manhã.
Documentos necessários a serem utilizados no evento:
- Termo de Responsabilidade;
- Termo de Responsabilidade para menor de 18 anos;
- Pesquisa de Satisfação do Visitante;
- Termo de Uso de Rádio Comunicador; [baixar versão de Word]
- Relatório de Visita.
Observação: Os documentos são necessários para formalizar o ingresso do visitante, partilhar as responsabilidade do monitor com o inscrito em o Termo de Responsabilidade, ou que o usuário se responsabiliza pelo uso do local e/ou equipamento cedido.
Aos finais de semana e feriados o acesso à Base Ecológica
é possível com a presença da Guarda Municipal [site GMJ] no local.
Se tiverem dúvidas ou sugestões, podem entrar em contato conosco, bem como caso queiram enviar fotos e/ou vídeos para integrar o acervo do site, podem enviar para nós com o respectivo nome do autor da fotografia em envio de fotos e vídeos.
Avaliação dos serviços realizados
Procedimento durante as visitas
→ Chegada à Base Ecológica
- O horário pode ser combinado com os visitantes, geralmente as visitas ocorrem por volta das 8 horas da manhã, principalmente para circuitos mais longos onde é necessário um tempo maior para percorre-los;
- Recebimento do documento Termo de Responsabilidade preenchido e assinado. Conferir documento com foto para averiguar se o visitante é o mesmo do da foto;
- Apresentação da Autorização expedida pela Fundação da Serra do Japi com a relação completa dos visitantes (respeitando o limite de 15 visitantes para cada circuito com exceção do Circuito Base – Marco Geodésico que é de até 8 pessoas) ao Guarda Municipal que deverá estar no local, onde ele deverá conferir e assinar o documento;
- Havendo filmagens, entrevistas, fotografias de produtora, mídia impressa, emissora de TV ou rádio, previamente autorizada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, os visitantes deverão preencher e assinar a autorização para cessão de imagem fornecida pelo meio de comunicação.
Observação: no momento da chegada ao local averiguar os banheiros possuem água para serem utilizados, senão possuírem terá que ser utilizados os banheiros dos últimos quartos.
→ Apresentação
- Palestra ministrada pelo monitor ou monitores com orientações:
Apresentação do Programa de Visitas Monitoradas [sendo atualizado]
→ uma nova apresentação está sendo elaborada para ser disponibilizada para ser apresentada as pessoas que adentram a Reserva Biológica.
- Para a apresentação é necessário:
- Ligar a TV e colocar no modo que capte o sinal do computador;
- Em seguida ligar o estabilizador, a caixa de comunicação com a TV (através do botão vermelho), e por ultimo ligar a CPU;
- Aguarde iniciar o Sistema Operacional e abra a pasta do Projeto Nossa Serra e clique em apresentação que iniciará;
- Espere cerca de 10 segundos onde será perguntado se deseja atualizar o Pacote do Office e escolha a opção “Não”, “Fechar” ou “Cancelar”;
- Dê um “enter” e carregará a animação com o logo do projeto para apresentar;
- Informar aos visitantes para não ultrapassarem o monitor que vai a frente e não ficar atrás do monitor que vai fechando o grupo.
Dica: Para não atrasar a saída para a trilha enquanto é feito a apresentação e passado as orientações os visitantes podem ir passando os protetores solar e/ou repelente, e indo ao banheiro. Algumas pessoas vão com roupa de banho quando o circuito inclui cachoeira.
→ Visita
- Para se comunicarem entre si e esses comunicarem com o receptor na Base Ecológica, os rádios comunicadores podem ser utilizados pelos os monitores, preenchendo e entregando o “Termo de Uso do Rádio“.
→ Retorno à Base Ecológica
- Distribuir as fichas de pesquisa de satisfação para serem preenchidas;
- Após o preenchimento recolher e guardar os formulários preenchidos junto com os termos preenchidos e assinados e a Autorização assinada pela Guarda Municipal de Jundiaí, guardando num envelope ou saco plástico que estiver disponível dentro da caixa arquivo localizada no armário do refeitório do local.
→ Telefones úteis:
- O número de emergência do SAMU é 192;
- Guarda Municipal 153 / Ferraz 44929062 / Centro de Monitoramento 44929090;
- Posto da Guarda na Serra, PA 11 (Eloy Chaves) 45994184;
- SETRANSP interdições em ruas 45833316 ou 45833370.
Procedimento interno pós visita
Os documentos gerados das visitas são recolhidos e triados para serem averiguados e lançados no em nosso Controle de Visitas Monitoradas na ReBio Serra do Japi.
Autorizações para visitas emitidas
Documentos Gerados ~ 2016
Documentos Gerados ~ 2015
Documentos Gerados ~ 2014 e anteriores
Procedimento para visitas durante os dias úteis
Antes de montar em grupos para visitas durante os dias úteis averiguem se o circuito está disponível para uso!
É preciso averiguar se a visita não conflitará com outras atividades no local como:
- Atividades ou curso de campo com alunos de universidades;
- Visitas de Instituições ou Projeto Energiza. Confira o agendamento dessas atividades em Serra do Japi, ReBio ~ Visita Monitorada, Instituições;
- Descanso semanal dos circuitos. O descanso do circuito é divulgado junto com a escala de visitas monitoradas. Nele é preciso considerar se está ocorrendo o descanso. Para explicar, vamos tomar como um exemplo prático o calendário de dezembro/2015:
No primeiro final de semana, dias 5 e 6 temos em descanso o Circuito Base – Casa do Conserveiro e o Circuito Base – Mirante, portanto a quarta, quinta e sexta-feira anterior a este final de semana, ou seja, dias 2, 3 e 4, esses dois circuitos também ficarão fora de uso para descanso das trilhas. Os dias 7, 8 e 9, que são a segunda, terça e quarta-feira esses Circuitos permanecem também fora de uso para que as mesmas trilhas permaneçam em descanso.
No segundo final de semana, dias 12 e 13 temos em descanso o Circuito Base – Paraíso e o Circuito Base – Marco Geodésico, portanto os dias 9, 10, 11, 14, 15 e 16 também estarão com os referidos Circuitos junto com o final de semana.
Nos dias 21, 22 e 23 estarão em descanso os circuitos do Marco Geodésico, Jabuticabeiras, Casa do Conserveiro e Mirante, referente aos descansos dos finais de semana de antes e depois a estes dias.
No calendário o que está em verde são os dias que são tocados pelos descansos de ambos os lados, ou seja, do final de semana que passou e do final de semana que há de vir.
E assim sucessivamente.
Escalas anteriores retirados de exibição para o público
Dispositivos legais
2001 → Decreto 18.179 de 19 de março de 2001.
2001 → Decreto 18.372 de 19 de setembro de 2001 (altera Decreto 18179 de 2001).
2003 → Decreto 19007 de 08 de janeiro de 2003 (altera Decreto 18179 de 2001).
2003 → Decreto 19008 de 08 de janeiro de 2003 (altera Decreto 18179 de 2001).
Histórico de eventos
08/03/2016
Lançamento do site da Serra do Japi, onde todas as informações referente ao Programa de Visitas Monitoradas passaram a ser divulgadas neste site.
04/03/2015
Publicação da relação de monitores recadastrados para visitação na Serra do Japi através do Edital nº 14, de 29 de fevereiro de 2016.
Jan/2016
Recadastramento dos monitores.
12/11/2015
Alterações no procedimento para as visitas monitoradas dentro da ReBio Serra do Japi, conforme orientações:
Tendo em vista o aprimoramento no sistema de visitação monitorada na Reserva Biológica Municipal da Sera do Japi e a simplificação dos procedimentos, e considerando o consentimento da Guarda Municipal de Jundiaí, está estabelecido o seguinte procedimento para a emissão de autorizações aos monitores:
→ o monitor escalado terá até a quarta-feira anterior à data da visita para confirmar o evento ou para informar se houve troca com outro monitor;
→ para confirmar o evento, informar por e-mail o nome do monitor, trilha e número de visitantes, para momesso@jundiai.sp.gov.br e abaietti@jundiai.sp.gov.br;
→ a não informação implica no entendimento de que não haverá a visita naquela data agendada;
→ a coordenação do Programa de Visitas Monitoradas emitirá uma autorização constando os dados básicos da visita (número da autorização, nome do monitor, data e horário agendados, trilha a ser percorrida) e uma tabela com 15 linhas para ser preenchida pelos monitores (exceto para a trilha do marco geodésico, com 8 linhas);
→ o monitor fará o preenchimento dos dados (nome e RG) dos visitantes; Não é necessário os visitantes entregarem cópia dos documentos – RG e CPF. Porém, estes deverão apresentar o documento original com foto no dia da visita para as necessárias validações.
→ no dia da visita, o monitor apresentará a autorização preenchida para a equipe da Guarda Municipal, que fará a conferência;
→ o monitor deixará a autorização na Base Ecológica, na caixa destinada para a documentação pertinente;
→ no caso de cancelamento da visita, o monitor deverá enviar um e-mail justificando o cancelamento da visita na segunda-feira seguinte à data agendada.
09/03/2015
Início da 4ª fase do Programa de Visitas Monitoradas [screen da página na época institucional, circuitos, orientações e inscrições], onde foi incluído o Circuito Base Ecológica – Marco Geodésico ao programa, a criação de novos procedimentos e mudança organizacional de dados com o advento do Site da Serra do Japi para uso como plataforma de divulgação.
Jan/2015
Recadastramento dos monitores.
08/03/2014
Início da 3ª fase do Programa de Visitas Monitoradas [screen da página na época institucional, circuitos, orientações e inscrições], onde as visitas passaram a ser realizadas pelos monitores credenciados pela Prefeitura de Jundiaí.
Jan/2014
Recadastramento dos monitores.
14/12/2013
Início da 2ª fase do Programa de Visitas Monitoradas [screen da página na época institucional, circuitos, orientações e inscrições] , onde as visitações foram realizadas pelos funcionários do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente com a participação dos monitores cadastrados para a reintegração e capacitação.
04 e 06/12/2013
Capacitação de Primeiros Socorros dos Monitores Credenciados e funcionários do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.
Jun/2013
Início do Programa de Visitas Monitoradas através do Projeto Nossa Serra – fase 1 (experimental) [screen da página na época institucional e inscrições] com duas visitas, uma para a Biquinha e outra para o Mirante.